quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

2cabeças Maracujipa


Acho que já comentei sobre isso aqui no blog, mas não custa nada repetir. Assim que adotei a política do "Beba menos, mas beba melhor", me falaram que IPA é um caminho sem volta. De início eu não entendi direito o que queriam me dizer, mas hoje dou total razão.

Vamos aos fatos: a cerveja do tipo IPA (India Pale Ale) foi criada pelos ingleses durante a colonização da Índia. Para resistir a travessia do oceano até o continente asiático, uma viagem que durava meses, esta cerveja de cor âmbar recebeu uma dose extra de lúpulo, o aromatizante natural das cervejas, e que possui atividade antibiótica. Além da alta  lupulagem, a cerveja também era mais alcoólica que as Pale Ale que eram consumidas na época e, portanto, conferiam maior durabilidade a cerveja. Como resultado se originou uma cerveja encorpada e com aroma de lúpulo bastante definido e fresco.
Texto retirado do site Sinnatrah Cervejaria Escola.

Particularmente, meu primeiro contato com uma IPA não foi muito legal. Bebi a Brooklyn East India Pale Ale com muita dificuldade. Acho que a segunda foi a Colorado Vixnu e foi aí que comecei a gostar do estilo. Daí pra frente, realmente, foi um caminho sem volta. Hoje em dia, quando estou de bobeira, peço ou a Morada Double Vienna ou então uma IPA.

Pois bem, sempre quando o assunto é IPA, todos só faltavam me agredir quando falava que nunca tinha provado a Maracujipa. Então, numa dessas visitas ao Hopfen, pedi uma 'ampola' para fazer meu julgamento...

Cerveja com cor de cobre (um pouco alaranjada), um pouco turva, com espuma branca e de média duração. No aroma, a galera sempre fala que o maracujá fica bem evidente, mas eu só consegui notar lúpulo. Somente no sabor que o maracujá aparece, com muito lúpulo e um gosto de laranja bem fraquinho. Carbonatação baixa.

Conclusão: olha, imperdível para quem gosta de IPA. Se você não bebeu este tipo de cerva,  Talvez (veja bem, TALVEZ) possa ser uma boa pedida, por ter esse gosto de maracujá. Vale (e muito) o investimento.

INFORMAÇÕES
Maracujipa
Estilo: India Pale Ale (IPA)
Álcool: 7,5%
Cervejaria: 2cabeças
País: Brasil
Comprada em: Hopfen Cervejas Especiais
Preço: R$ 25,00 (eu acho, a verificar)

0 comentários: