domingo, 22 de dezembro de 2013

Casa do Fritz Red Ale com Beterraba


Esse foi um presente de uma amiga que trabalhava em Penedo, região serrana do Rio de Janeiro. O mais engraçado é que foi nessa cidade que comecei efetivamente a beber cerveja. Então, como ainda não sabia da existência da Casa do Fritz, ela tratou de trazer uma unidade pra mim.

Casa do Fritz
Penedo: um pedaço da Finlândia no Brasil.
É no coração do distrito de Itatiaia-RJ que está localizada a Casa do Fritz, o restaurante perfeito para saborear a típica comida suíça e alemã, além de degustar cervejas artesanais especialmente desenvolvidas com matéria-prima de alta qualidade e água pura das montanhas da Região das Agulhas Negras, proporcionando sabor único.
O 'Fritz' – a forma como todos chamam – é muito mais que um restaurante, é também o 'point' do Penedo, um lugar para encontrar os amigos e ver o movimento tomando um chopp bem gelado com petiscos deliciosos e pratos típicos, como o Bratwurst (salsichão branco), o Einsbein (joelho), o Kassler (carré defumado), Chucrute Garnie e batatas.

O mais interessante desta cerva é o fato de trazer beterraba em sua composição e admito que isso me deixou bastante curioso.

Cerveja avermelhada, pouquíssimo translúcida e com espuma de curta/média duração. No aroma, consegui notar apenas um caramelo típico de algumas red ales. No sabor, esse dulçor predomina, mas não enjoa. Fora isso, ela também é uma cerva levemente ácida e de baixo amargor. Mal dá para notar o álcool, o que facilita a degustação. Carbonatação média.

Conclusão: Olha, se você não gosta daquele forte amargor da cerveja e quer algo adocicado, talvez esse seja um ótimo rótulo pra você. Aliás, não espere sentir gosto de beterraba, pois a proposta de incluir esta planta (achismo meu) seja apenas pra deixá-la um pouco mais doce. Como estão nos planos voltar a Penedo no próximo ano, uma visita à Casa do Fritz para provar o chopp não seria uma má ideia.

Atualizado em 12/12/2015

Conforme prometido, retornei a Penedo para provar o chopp da Red Ale com Beterraba.


A coloração da cerveja é bem mais avermelhada, puxando pra um rosa escuro, algo que não se vê na versão em garrafa. A espuma também tem um tom rosa, mas bem de leve.

A beterraba fica perceptível no chope. Carbonatação média. Final levemente doce, em segundo plano, pois as notas de malte são predominantes.

Quando estiver em Penedo, passe na Casa do Fritz e peça esse chope. Sério.

INFORMAÇÕES
Casa do Fritz Red Ale com Beterraba
Estilo: Spice/Herb/Vegetable Beer
Álcool: 5,2%
Cervejaria: Casa do Fritz
País: Brasil
Preço: Gift (valeu, Cruges!)

0 comentários: