domingo, 8 de dezembro de 2013

Itaipava Premium


Como citei duas cervejas no post do Helloween e Gamma Ray, não tem muito sentido deixá-las de lado. Então, darei um salto no tempo em minhas degustações para falar sobre a Itaipava Premium e St Bernardus Prior 8.

Vamos começando pela Itaipava Premium. 
Você, caro leitor do blog, pode se perguntar: por que ela não está numa Degustação Suicida??
Sim, ela poderia tranquilamente fazer parte de uma Degustação Suicida, concordo plenamente. Mas acontece que já estava na Fundição, com bico seco e resolvi tirar uns cinco minutos para beber essa cerva e trazer para vocês a minha impressão. Fora que teria que passar no mercado, colocar pra gelar etc. 

Sobre a Cervejaria Petrópolis
O Grupo Petrópolis é fruto da aquisição da Cervejaria Petrópolis e da marca Itaipava, de Petrópolis, em 2001. No mesmo ano, adquire a Cervejaria em Boituva (SP) que produzia a marca Crystal e que já tinha uma presença expressiva no interior paulista. A partir daí, a empresa começou seu processo de crescimento e consolidação.

Em 1993, um grupo de empresários se associou e decidiu comprar algumas máquinas, equipamentos e um terreno perto da rodovia BR 040 - Km 51. Aproveitando o clima ameno da região serrana de Petrópolis no Rio de Janeiro, a existência de água de qualidade excepcional e fazendo uso dos excelentes conhecimentos de um mestre cervejeiro e de matéria-prima importada de alta qualidade, eles fundaram a Cervejaria Petrópolis. No dia 29 de julho de 1994 foi realizada a festa de lançamento da cerveja Itaipava, batizada com o nome de um distrito da cidade de Petrópolis. Cinco anos depois, a Cervejaria Petrópolis, que havia sido vendida a um novo grupo de investidores, liderado por Walter Faria, empresário ligado ao ramo de produção de algodão, criou um novo rótulo (mais moderno e de fácil identificação) e modernizou a logomarca da cerveja Itaipava, que nesta época começava a ficar famosa em todo o estado do Rio de Janeiro. Durante os seis primeiros anos, tanto a cervejaria como a marca eram regionais, com uma distribuição pequena e restrita.

Novamente, como já era de se esperar, cerveja durada, translúcida e com espuma de curta duração. Tanto no aroma, quanto no sabor, dá pra sentir alguma coisa de malte e de lúpulo, mais do que a Itaipava tradicional. Aliás, essa cerva parece ser um pouco mais adocicada e ligeiramente mais encorpada. Um pouco metalizada. Carbonatação alta.

Conclusão: Ah, na boa mesmo? Quase nenhuma diferença com a Itaipava tradicional. Não gastaria meu dinheiro. Mas, vale provar pela curiosidade.

INFORMAÇÕES
Itaipava Premium
Estilo: Premium American Lager
Álcool: 4,5%
Cervejaria: Cervejaria Petrópolis
País: Brasil
Comprada em: Fundição Progresso - Rio de Janeiro
Preço: R$ 6,00

0 comentários: