sábado, 3 de agosto de 2013

Colorado Vixnu


Segundo rótulo que degustamos da Cervejaria Colorado. Após experimentarmos a Cauim, chegou a hora de provarmos a Colorado Vixnu, sempre muito bem recomendada.

Cervejaria Colorado
Fundada em 1995, a Cervejaria Colorado se orgulha em manter viva e ao mesmo tempo renovar a antiga tradição cervejeira da cidade de Ribeirão Preto. Em nossa fábrica o toque do mestre-cervejeiro e a rigorosa seleção das melhores matérias-primas se unem para proporcionar aos apreciadores da boa cerveja uma gratificante e original experiência. Toda água utilizada na fabricação da Cerveja e do Chope Colorado é captada do aquífero Guarany, uma das maiores e mais puras reservas de água doce do mundo.
Em julho de 2015, a Companhia de Bebidas das Américas (Ambev) confirmou a compra da cervejaria artesanal Colorado, deixando todos do segmento de cabelos em pé. Afinal de contas, a Colorado sempre foi considerada como uma das maiores microcervejarias do país.

Na curiosidade, resolvi procurar na internet a história dessa cerva e encontrei um texto bem bacana no site da Brejas, que envolve tanto a mudança de nome, quanto a escolha do rótulo.

Vixnu é uma divindade hindu responsável pela manutenção do Universo, formando uma tríade juntamente com os deuses Shiva e Brahma.

Esse foi o nome escolhido pela Cervejaria Colorado, de Ribeirão Preto, para a então Double Indica, cerveja hiperlupulada que já apareceu esse ano em alguns bares de cervejas especiais, como o Bar Brejas. Com potência alcoólica de 10,5% ABV, a breja é do estilo imperial india pale ale, e promete ser o nirvana dos lupulomaníacos. No novo rótulo, por sinal, Vixnu aparece em meio a um jardim de lúpulos.



O rótulo, que ainda está em fase de revisão, foi desenhado pelo designer cervejeiro americano Randy Mosher, que já havia assinado os demais rótulos da cervejaria paulista. A referência à Índia para retratar o estilo já havia sido usada na forma de gravura do templo hindu Taj Mahal na Colorado Índica. Alguns dias depois, a assessoria de marketing da Cervejaria Colorado disponibilizou um segundo estudo do rótulo da Vixnu.

Para agradar gregos e troianos, a Colorado desenvolveu o rótulo definitivo, que é muito agradável, diga-se de passagem. De todas garrafas que tenho na coleção, essa é uma das mais bonitas.


Pois bem, trata-se de uma cerveja muito lupulada (bem amarga), com espuma de certa persistência. No aroma, impera o maracujá e abacaxi (esse bem de leve mesmo). No sabor, o malte realmente fica pra escanteio, ficando somente o gosto do maracujá e do lúpulo. Ah sim: por mais que a cerva tenha 9,5% de teor alcoólico, mal da pra perceber no conjunto da obra.

Conclusão: De boa mesmo? Trauma superado com cervejas lupuladas. A Colorado Vixnu é uma senhora cerva, digna de estar em qualquer geladeira. Totalmente excelente!


INFORMAÇÕES
Colorado Vixnu
Estilo: Imperial / Double IPA
Álcool: 9,5%
Cervejaria: Cervejaria Colorado
País: Brasil
Comprada em: Supermercado Super Prix
Preço: R$ 15,00

0 comentários: