terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Invicta 1000 IBU


É como sempre digo: cerveja com história é outra coisa. Essa foi degustada na companhia de dois alunos do curso de formação de sommelier de cervejas (SENAC/RJ), sendo um já formado e outro em formação, e com Sérgio Fraga, um dos proprietários da Cervejaria Fraga. ou seja, eu era O intrometido no recinto. 

Uma curiosidade que tive no dia foi justamente no nome da cerveja: por que 1000 IBU? Retirei do blog Calmantes com Champagne 2.0 um texto sobre o lançamento desta cerva, que explica um pouco sobre o nome dela:

Uma das micro cervejarias mais elogiadas de 2012/2013, a Invicta, de Ribeirão Preto, comemora dois anos com um lançamento especial, e polêmico, a Invicta 1000 IBU. O IBU é o International Biterness Unit, escala que mede o amargor de uma bebida. Uma Brahma, por exemplo, fica entre 10 e 15 IBU. Uma autêntica pilsen tcheca chega a 35 de IBU. Essa Invicta 1000 IBU, porém, não tem tudo isso de amargor. Com a palavra, o mestre cervejeiro da casa ribeirão-pretana, Rodrigo Silveira, em aspas publicadas no blog Maria Cevada: “Ela foi calculada pra 1000 IBU, mas como cervejeiro e engenheiro, tenho que saber que é impossível chegar aos 1000 IBUs, a cerveja satura. Pelos cálculos matemáticos que usamos para fazer a cerveja, ela foi planejada para ter 1000 IBUs, a carga de lúpulo é para isso, mas se for feito um teste em laboratório, é claro que não vai ser 1000 IBUs”.

Se quiser entender um pouco mais sobre o que é IBU, recomendo que você leia estes posts do Homini Lúpulo e do HUMMMM, CERVEJA!!!!!. Vale a pena.

Cerveja de cor âmbar, levemente translúcida e com espuma de curta duração. Além do lúpulo, consegui apenas identificar frutas cítricas no aroma. No sabor, meu paladar foi totalmente cortado com tanto lúpulo nesta cerva. É de um amargor impressionante, muito mais do que a East India e a Vixnu. Também tem como sentir um pouco de caramelo, mas foi tão tênue para mim que só fui notar quando a cerva esquentou um pouco. Carbonatação baixa.

Conclusão: Se você está começando a beber cervejas artesanais ou de microcervejarias, acredito que não seja a hora de você prová-la. Se a curiosidade bater, divida a garrafa com mais duas ou três pessoas. Agora, para os adoradores de lúpulo, é uma cerveja obrigatória. 

INFORMAÇÕES
Invicta 1000 IBU
Estilo: Imperial / Double IPA
Álcool: 8,0%
Cervejaria: Cervejaria Invicta
País: Brasil
Comprada em: Hopfen Cervejas Especiais
Preço: R$ 26,00 (eu acho, a verificar)

1 comentários:

Newton Pessoa disse...

Infelizmente as fábricas estão diminuindo a quantidade de lúpulo das cervejas.

Uma pena.