sábado, 21 de dezembro de 2013

Gouden Carolus Hopsinjoor


Li muita HQ na minha infância/adolescência. Por exemplo, vi a saga do Chacal, Manopla do Infinito, casamento e morte do Super Homem, a queda do Batman, retorno de Reed Richards, Massacre e muitas outras. Então, quando vejo toda e qualquer adaptação dos quadrinhos para a tela do cinema, sempre fico meio receoso. Minha expectativa é ver um filme bem similar à história que li há 15 anos atrás. Só que a realidade é bem diferente. A adaptação é muito mais comercial, para atrair o público de hoje. Nada contra, os caras estão certíssimos, só que afasta aquele fã mais saudosista. 

Aprendi a gostar destas adaptações. Tento encarar como uma nova história, sem estabelecer relação com o que já foi escrito nos quadrinhos. Sim, é uma tarefa MUITO difícil.

Foi com esse pensamento que decidi assistir Thor 2: O Mundo Sombrio. Já sabendo que iria me decepcionar com o filme (e, realmente, me decepcionei um pouco), resolvi provar uma cerveja diferente antes de entrar no cinema. A escolhida do dia foi a Gouden Carolus Hopsinjoor.

Novamente, recorri ao blog Para Que Você Cerveja para trazer um pouco sobre a história dessa cervejaria:

A cervejaria Het Anker, que significa a âncora, é uma das mais antigas em funcionamento na Bélgica. As primeiras evidências da cervejaria estão nos registros dos fabricantes de cervejas da cidade de Mechelen em 1369. No século 15 a cervejaria ocupava cerca de um terço da cidade e fazia parte de uma beguinaria, um claustro de freiras.

Em 1872, Louis Van Breedam e sua irmã adquiriram o controle sobre a cervejaria Het Anker e a transformaram em uma das mais modernas cervejarias operadas à vapor naquele tempo. Durante a I Guerra Mundial a atividade de fabricação de cerveja foi interrompida e os equipamentos, que eram de cobre, foram usados para fabricação de armas, fato muito comum nas cervejarias de países ocupados por tropas alemãs durante as Guerras.

Em 1990, Charles Leclef, da quinta geração da família Van Breedam, assumiu o controle sobre a cervejaria. Os equipamentos para a fabricação de cerveja foram todos modernizados para garantir a estabilidade e a qualidade dos produtos. Novas cervejas foram lançadas e alcançaram sucesso internacional.

Cerveja dourada, bem turva e com uma espuma muito densa e de longa duração. Sinceramente, é uma cerveja muito bonita por conta disso. A espuma não se desfez em momento algum. No aroma, sobressai mais lúpulo e algo frutado, que não consegui identificar do que era, e álcool. No sabor, esse álcool fica 'escondido' na mistura de doce e amargo que essa cerva (muito bem encorpada) traz. Tudo isso na medida certa. Carbonatação média.

Conclusão: Excelente surpresa. Peguei essa cerva pra passar o tempo e gostei muito. Até agora, todas as cervas belgas que experimentei e que tem um pouco mais de lúpulo me agradaram bastante. Vale cada centavo.

INFORMAÇÕES
Gouden Carolus Hopsinjoor
Estilo: Belgian Specialty Ale
Álcool: 8,0%
Cervejaria: Brouwerij Het Anker
País: Bélgica
Comprada em: Mr. Beer - Shopping Tijuca
Preço: Não lembro, mas foi menos de R$ 30,00

0 comentários: