domingo, 2 de junho de 2013

Brooklyn East India Pale Ale


Essa foi a última cerveja para comemorar minha recuperação. Já falei da Colorado Cauim e da Brooklyn Lager. Para fechar, abrimos a Brooklyn East India Pale Ale.

Brooklyn Brewery
Tudo começou quando Steve Hindy, então um correspondente internacional, trabalhando para a Associated Press, foi designado para cobrir o Oriente Médio. Durante seis anos, morou em países islâmicos como Kuwait e Arábia Saudita, onde o consumo de bebidas alcoólicas era proibido. Para aplacar sua sede, contava com a ajuda de diplomatas que faziam cerveja em casa e ficou fascinado com o estranho habito.
Quando voltou aos Estados Unidos, em 1984, trouxe o vício do homebrewing de volta para casa. Se instalou no Brooklyn, que, durante o século 19, foi um dos maiores centros cervejeiros do país.
Talvez inspirado pelo passado, começou a sonhar em abrir sua própria cervejaria, junto com o seu vizinho do andar de baixo, Tom, então um banqueiro que avalizava empréstimos bancários. Resolveu largar seu emprego e em 1998 nascia a Brooklyn Brewery.

De início, a curiosidade bateu no que seria esse tal de India Pale Ale. Recorri ao Google e achei esta definição no site da Sinnatrah Cervejaria Escola

"Esta cerveja tipo ale foi criada pelos ingleses durante a colonização da Índia. Para resistir a travessia do oceano até o continente asiático, uma viagem que durava meses, esta cerveja de cor âmbar recebeu uma dose extra de lúpulo, o aromatizante natural das cervejas, e que possui atividade antibiótica. Além da alta lupulagem, a cerveja também era mais alcoólica que as Pale Ale que eram consumidas na época e, portanto, conferiam maior durabilidade a cerveja. Como resultado se originou uma cerveja encorpada e com aroma de lúpulo bastante definido e fresco."

Após a aula de história, vamos voltar à cerveja degustada. Na aparência, ela tem uma cor que se assemelha ao do cobre que chega a surpreender. No sabor, lúpulo, lúpulo, lúpulo, lúpulo, lúpulo, lúpulo, lúpulo, lúpulo, lúpulo, lúpulo... ah, e também tinha lúpulo. Achei O final seco e amargo, além de ser bem gaseificada, o que ajudou a 'disfarçar' o gosto do lúpulo.

Conclusão: Uma cerveja muito forte, mas muito forte mesmo, ao ponto de pinicar na língua. Como essa foi a primeira IPA que provei, posso ter estranhado (de fato, isso aconteceu, pois provei outras IPAs que vão pintar aqui no blog com o tempo). Não sei se seria uma boa indicação, mas vale pela curiosidade. Eu não curti.

PS: Sim, eu sei que deveria ter bebido em uma caldereta =P
Eu ainda não tinha comprado o meu kit de copos.

==# Atualizado em 29/01/2014 #== 

Engraçado como são as coisas. Um ano depois de ter provado esta cerveja, fui alertado por uma amiga que a East India da Brooklyn não era tão amarga quanto eu descrevi aqui no blog. Aproveitei que estavam servindo o chopp no CSC e fui conferir se era isso mesmo. 


Cerveja amarga, sim. Mas de onde tirei que era lúpulo até o infinito?
Pelo fato de ser a primeira IPA, talvez tenha estranhado.
O lúpulo está presente tanto no aroma, quanto no sabor, mas não é tão agressivo assim. Talvez seja uma ótima IPA para beber sem compromisso, apesar de deixar a boca seca no final. 

Informações
Brooklyn East India Pale Ale 
Estilo: India Pale Ale (IPA)
Álcool: 6,8%
Cervejaria: Brooklyn Brewery
País: Estados Unidos
Comprada em: SuperPrix Supermercados - Riachuelo
Preço: R$ 7,90

0 comentários: