sexta-feira, 23 de maio de 2014

Trappistes Rochefort 8


A cerveja de hoje é uma daquelas julgadas como obrigatórias para qualquer um que começa a beber cervejas 'especiais'. Diretamente da Bélgica, vamos falar da Trappistes Rochefort 8.

Além da Rochefort 8, os monges desta abadia também produzem outros dois rótulos: Trappistes Rochefort 6, e Trappistes Rochefort 10. A mais produzida por eles é a 8, uma Belgian Dark Strong Ale que é exatamente o meio termo entre as outras suas cervejas – ou seja, a trapista mais equilibrada do trio (apesar de seus 9,2% de teor alcoólico). 

O texto abaixo é retirado do excelente blog O Contador de Cervejas:

Abbaye Notre-Damme de Saint Remy
O santo que dá seu nome à abadia, Saint Remy de Reims,  foi quem converteu Clóvis, rei dos francos, ao cristianismo em 583. Fundada em 1230 na cidade de Rochefort, região de Namur, sul da Bélgica, é uma abadia de monges cistercienses, também conhecidos como trappistas,  que seguem a regra monástica de São Benedito com o lema "ora et labora"!
A Abadia de Saint Remy é famosa por sua vida espiritual e pela resistência à sucessivas destruições.  Em 1568 pelos exércitos protestantes na guerra dos oitenta anos, em 1577 pelos exércitos austríacos, no início século XVII foi dizimada pela peste, em 1650 pelo exército de Lorena, em 1789 pelo exército de Napoleão e em 1939 pelas forças nazistas de Adolf Hitler. E em todas essas ocasiões a Abadia foi reconstruída dos escombros por gerações sucessivas de monges 
Atualmente 15 monges cumprem seus votos na Abadia

Brasserie des Pères Trappistes de Rochefort
A cervejaria está localizada no interior da Abadia, que é uma das sete únicas cervejarias autorizadas a produzir cervejas trapistas. Como em todas as outras cervejarias monásticas, a renda é exclusivamente para apoiar o mosteiro e suportar suas causas de caridade. E, tradição e regra  nos monastérios beneditinos, existe um albergue para os peregrinos.


A Trappistes Rochefort 8 é uma cerveja de cor marrom, turva, de espuma de alta formação e duração. Beleza ao extremo, sinceramente. O aroma dela é de cativar qualquer um: malte caramelado e algo que lembra um frutado que não soube identificar (uva passa?) e chocolate. O sabor acompanha o aroma, mas com a adição de algo cítrico (bem leve, nada que estrague). Carbonatação média e álcool bem inserido.

Conclusão: bela cerveja, senhores! Bem encorpada, não parece ter 9% de teor alcoólico e tem ótimo custo x benefício. Se você está começando, talvez não seja interessante você provar logo de cara, só para acostumar o paladar e não ter uma impressão errada sobre esta cerva (assim como aconteceu comigo com a East India da Brooklyn). 

INFORMAÇÕES
Trappistes Rochefort 8
Estilo: Belgian Dark Strong Ale
Álcool: 9,2%
Cervejaria: Abbaye Notre-Dame de Saint-Remy
País: Bélgica
Comprada em: Hopfen Cervejas Especiais
Preço: Uns R$ 25,00

0 comentários: