quarta-feira, 7 de maio de 2014

Weihenstephaner Vitus


Algo que acontece com a maioria das pessoas que provam cervejas especiais: o primeiro estilo 'diferente' a ser degustado é a cerveja de trigo. Só que, com o tempo, muitos deixam esse estilo de lado para mergulhar nas belgas ou IPAs. Eu mesmo evito beber cervejas de trigo, muito pelo fato de ser uma bebida que me deixa 'satisfeito' logo na primeira garrafa.

Como todos sabem, tento evitar provar essas cervejas 'renomeadas', já que a expectativa se torna maior do que a realidade e acabo não gostando. Só que isso não se confirmou com a cerveja de hoje, a Weihenstephaner Vitus

No WBA(World Beer Awards) de 2011 a Vitus recebeu o prêmio The World's Best Beer(a melhor cerveja do mundo) além disso, ela arrematou os seguintes prêmios The Europe's Best Strong Wheat, The World's Best Wheat Beer,  The World's Best Wheat Beer Strong. Ou seja, motivo de sobra para evitar essa cerva.



Antes, vou falar um pouco sobre o rótulo. Com a borda marrom e sendo uma weizenbock, a 'lógica' seria encontrar uma cerveja escura, certo? Negativo! Ela é clara. Genial!
Sobre a cerveja em si, ela é dourada, turva e com espuma de longa duração e formação. Belíssima! Sinceramente, é impossível ver e não querer provar. No aroma, a única coisa que consegui notar de verdade foi algo que lembrasse cravo e banana (esse último característico das cervejas de trigo), só que em menor intensidade. O sabor acompanha o aroma, com um sabor doce que não soube reconhecer. Carbonatação baixa e álcool um pouco assertivo, que incomoda de acordo com que a cerveja vai esquentando.



Conclusão: uma das melhores cervejas de trigo que já provei. Como o álcool dela é bem nítido, pode ser uma boa pedida para aquele dia mais ameno. Vale o investimento.

INFORMAÇÕES
Weihenstephaner Vitus
Estilo: German Weizenbock
Álcool: 7,7%
Cervejaria: Bayerische Staatsbrauerei Weihenstephan
País: Alemanha
Comprada em: Hopfen Cervejas Especiais
Preço: Uns R$ 25,00

0 comentários: