sábado, 3 de maio de 2014

Invicta Imperial IPA


Novamente, uma cerveja que ganha o cliente pelo rótulo. Essa é a história da Invicta Imperial IPA.

Antes de falarmos da cerveja, um pouco de história: o rótulo desta cerva é o Monumento ao Soldado Constitucionalista de 1932, localizado na Praça XV de Novembro em Ribeirão Preto (não confundir com o Obelisco Mausoléu aos Heróis de 32, localizado no Parque do Ibirapuera).




A Revolução Constitucionalista de 1932 foi a primeira grande revolta contra o governo de Getúlio Vargas e o último grande conflito armado ocorrido no Brasil.

Após a Revolução de 1930, golpe de Estado que acabou com a autonomia de que os estados gozavam durante a vigência da Constituição de 1891 e que levou Getúlio Vargas ao poder, a insatisfação era enorme no estado de São Paulo. Os paulistas esperavam a convocação de eleições, mas dois anos se passaram e o governo provisório se mantinha. Os fazendeiros paulistas, que tinham perdido o poder após a revolução de 1930, eram os mais insatisfeitos e encabeçaram uma forte oposição ao governo Vargas. Houve também grande participação de estudantes universitários, comerciários e profissionais liberais.

Martins, Miragaia, Drausio e Camargo: jovens assassinados em um conflito armado, depois de um comício que reivindicava uma nova constituição para o Brasil

No total, foram quase três meses de combates, com um saldo oficial de 934 mortos, embora estimativas não oficiais reportem até 2200 mortos, sendo que numerosas cidades do interior de São Paulo sofreram danos devido aos combates.


Embora derrotados, os paulistas conseguiram alcançar alguns objetivos. Entre eles, a Constituição que acabou sendo promulgada em julho de 1934, trazendo alguns avanços democráticos e sociais para o país.

Sobre a Invicta Imperial IPA: Cerveja de cor cobre bem escura (quase marrom), translúcida, com espuma de curta formação. Mesmo sendo uma Imperial IPA, seu olfato pode te enganar: você até vai encontrar aquele aroma característico, só que não tão intenso quanto se imagina. Apenas degustando que você sente a pegada do lúpulo, bem equilibrado com o dulçor (acredito que proveniente do malte utilizado). Carbonatação baixa. Álcool imperceptível.

Conclusão: equilíbrio é a palavra certa para definir essa cerva. Muito boa. Se você quer dar um passo a mais em cervejas mais lupuladas, talvez seja uma boa pedida.

INFORMAÇÕES
Invicta Imperial IPA
Estilo: Imperial IPA
Álcool: 8,0%
Cervejaria: Cervejaria Invicta
País: Brasil
Comprada em: Hopfen Cervejas Especiais
Preço: Uns R$ 24,00

0 comentários: