terça-feira, 29 de abril de 2014

Brasileiros consomem 62 litros de cerveja em um ano?


Comentei no post do show do Hypocrisy sobre o Hopfriends, que nada mais é que vários amigos que sempre frequentam o Hopfen e que decidiram criar um grupo no WhatsApp para conversar sobre cervejas, churrascos, amenidades e, claro, zoar com a cara do outro. Afinal de contas, The Zoeira Never Ends!

Certo dia, um brother postou a foto acima com o ranking dos países que mais consomem cerveja. Fazendo uma busca rápida na internet, vi no site Área H que tal pesquisa foi realizada pela empresa alemã Barth-Haas Group (líder mundial na produção e fornecimento de lúpulo, um dos ingredientes da cerveja), revelando quem são os maiores fabricantes e consumidores da bebida. O levantamento, correspondente ao ano de 2011, foi feito com dados dos 40 países que, juntos, representam 91,8% da produção global.

Segundo o 'gráfico' acima, o Brasil encontra-se na 17ª posição, onde são consumidos por 62 litros por habitante. Parando pra pensar que somos 198,7 milhões de brasileiros (dados de 2012), são mais de 12 bilhões de litros de cerveja que consumimos anualmente, bem mais que os 1,5 bilhão de litros consumidos na República Tcheca, sendo que a população de lá, em 2012, é de 10,51 milhões. 

Sendo assim, é um pouco complicado fazer este tipo de comparativo. A impressão que grande parte da mídia passou, na época da publicação desta pesquisa, foi "Nossa, não somos os mais beberrões! Que pena!!". É aquele velho conceito brasileiro que o Brasil tem que ser primeiro em tudo, mas tudo bem...


Mas enfim. Críticas a parte, hora da parte interessante: como que uma pesquisa dessas se aplica para a galera que curte uma cerveja especial? Será que você consome 62 litros de boas cervejas? 

Vamos supor que você frequente um bar de cervejas especiais uma vez por semana e beba três garrafas de 330ml (a famosa long neck). Sinceramente, essa não é uma conta absurda e, se você for acompanhado ou juntar com uma galera, essa conta pode aumentar ainda mais. Isso sem contar que você aproveite o fim de semana tomando um chopp Brahma ou uma Antártica gelada com seus amigos no churrasco. Ou seja, estou excluindo esses dados nesta análise.

Mantendo a conta com as três garrafas, você chega a marca de 990ml. Arredondando para um litro, você precisaria de exatas 62 semanas. Ou seja, você não consegue atingir a 'média nacional'. Entretanto, se você beber na mesma semana mais uma garrafa de 330ml, na 47ª semana do ano você supera a marca.

Você pode até se perguntar "ah, mas e quem bebe cerveja de trigo? As garrafas são maiores!". Pois bem, cervejas como Paulaner e Erdinger tem 500ml. Se você for ao bar uma vez por semana e beber duas garrafas (um litro de cerveja), também vai precisar das mesmas 62 semanas. Entretanto, se você beber na mesma semana mais uma garrafa de 500ml, na 42ª semana do ano você supera a marca.

Agora, para finalizar, vamos ao caso extremo: e se você for aquele consumidor fiel de Brahma ou Antarctica? Como cada garrafa possui 600ml, bastaria você beber duas ampolas por semana para atingir naturalmente a marca de 62 litros durante um ano (Na verdade, seriam 62,4 litros). 

E então, caro amigo, você acha que chegará aos 62 litros no dia 31 de dezembro de 2014?
Lembrando que esta analogia que fiz neste post foi somente uma brincadeira para ver se os amigos que curtem cervejas especiais bebem a mesma quantidade indicada na pesquisa. Pelo o que pude observar em pesquisas anteriores, cerca de 52% da população brasileira podem ser classificados como bebedores. Se formos levar isso a sério, passaríamos horas discutindo sobre o tema.

Caso pessoal: fiz uma conta rápida aqui e, nos primeiros 50 dias de 2014, bebi cerca de 12 litros (isso sem contar com chopes e suco de milho). Mantendo a 'rotina', chegaria a mais de 80 litros no meio de dezembro. Você considera muito ou pouco?

0 comentários: