segunda-feira, 14 de abril de 2014

Final do Campeonato Carioca 2014 - Flamengo x Vasco


"Roubado é mais gostoso".

Essa frase, proferida pelo asno que atende pelo nome de Felipe, foi entoada por muitos flamenguistas após o fim do jogo de ontem, sacramentando mais um título para o time da Gávea. 

Digo e afirmo que ele é um asno porque, como pessoa pública, jamais deveria dizer isso. Tão deprimente quanto é ver a imprensa (a famosa FlaPress) vender este discurso como se fosse algo correto ou que representasse a conquista do título.

Agora, o pior de tudo parte de você, torcedor, que na euforia de ver seu time conseguir mais um resultado positivo com o auxílio de um erro de arbitragem, ignorar este fato e comemorar como se nada tivesse acontecido, você se torna cúmplice de algo ilícito e corrupto. Esse mesmo tipo de gente que acredita que "Roubado é mais gostoso" deve estar satisfeito com as obras repletas de aditivos para a Copa do Mundo ou com as falsas promessas que são feitas por políticos. Pior: na era do "Eu não mereço ser estuprada" (obrigado IPEA por fazer uma pesquisa totalmente insana), a frase "Roubado é mais gostoso" se encaixa como? Fatalmente, serão situações muito complicadas para a justiça ou a polícia resolverem.

Aliás, se você é da turma do discurso "Ah, o Flamengo não tem nada a ver com erro de arbitragem", o que dizer então do próprio jogador que marcou o gol alegando que sabia que estava em posição irregular? E o que falar do suposto erro no preenchimento da súmula, creditando o gol para outro jogador?


Por outro lado, é complicado acreditar que os erros contra o Vasco são apenas coincidências. Desde 2011 que não sou tão mais torcedor justamente por causa dos erros no Campeonato Brasileiro, torneio que houve uma série de "fatos estranhos" que culminaram com a perda de um título nacional. De lá pra cá, minha paixão pelo esporte acabou, mas os "fatos estranhos" não tiveram fim. Como Rodrigo Caetano lembrou muito bem na entrevista de hoje, "Ano passado o mesmo assistente na final da Taça Guanabara anulou um gol do Vasco e impediu o título. Depois, na Taça Rio, o Gaúcho perdeu seu emprego. E onde está trabalhando? Então precisa de seriedade. O de ontem foi o mesmo que não auxiliou no gol do Douglas. O Vasco não acredita em coincidência."

Assim como o alienado Fabio Porchat disse durante a transmissão: "Quero que a Globo, quando mostrar o Flamengo campeão, mostre o gol impedido e fale bastante disso"

Sinceramente, a tecnologia veio para ajudar e deve ser aplicada no futebol o mais rápido possível. Já é um avanço colocar um dispositivo na bola para verificar se realmente foi gol ou não, mas devemos ir mais longe que isso. Quase todos os esportes utilizam a tecnologia para que o resultado em campo/quadra seja o mais fiel possível, sem erros. Afinal de contas, errar é humano. Persistir no erro que é burrice. Esse é um dos motivos que o futebol americano (leia-se NFL) vem crescendo em popularidade aqui no Brasil.

Se a tecnologia não pode ser usada a nosso favor, que então os jogadores voltem a jogar com chuteiras antigas, com camisas de algodão e bolas que pesavam quase 1kg. Tecnologia pra que, né?

Pois bem, mais um ano sem conquistar o Campeonato Carioca. Igualamos o jejum histórico de 11 anos. Faz parte. O que não faz parte são os investimentos feitos, o planejamento traçado e o resultado não ser alcançado por causa de uma "série de coincidências". Já são quatro anos consecutivos de "coincidências".

Caro torcedor vascaíno, só tenho uma coisa para te dizer: Enquanto houver um coração infantil, o Vasco será imortal.

1 comentários:

Necross disse...

Em um país em que tudo, mas tudo tem um "esquema", há suborno e corrupção, uma coisa tão importante para a sociedade brasileira (queiram ou não, o futebol é) , o "circo" nosso ficaria de fora? O campeonato brasileiro vai começar neste fds, se o flamengo perdesse, que jogo a Globo ia passar no domingo de Páscoa?