sábado, 19 de abril de 2014

Rick Astley - 12/04/2014 (Vivo Rio, Rio de Janeiro)


Não sei quanto a vocês, mas meu celular é repleto de músicas de bandas e/ou cantores que tiveram seu auge há mais de 20 anos. Não tenho como negar que sou um eterno saudosista quando o assunto é música. Com exceção do Slipknot, Bruno Mars, Hibria e Muse (como acho que estou esquecendo de alguém, vou atualizando o post aos poucos), quase nada que surgiu neste milênio despertou meu interesse.

Certo dia, estava em um táxi e o comercial anunciava "o show de um ícone dos anos 80": Rick Astley. Até então, não tinha associado o nome às músicas. Mas, quando tocou trechos de "Together Forever", "Cry For Help" e "Never Gonna Give You Up", pensei comigo mesmo: eu TENHO que ir nesse show. 



Antes de falar sobre o show, tenho que dedicar um parágrafo para a Festa Ploc, uma ideia muito bem bolada para suprir uma lacuna histórica na noite carioca, de grandes festas especializadas dedicadas aos anos 80 e 90. Apesar de virar alvo de muita chacota no início, há dez anos atrás, a Festa Ploc realmente se consolidou, mostrando para todos o quanto que os anos 80 foram no mínimo extremamente divertidos. Quem não viveu essa época, nem imagina como as coisas eram difíceis. Ter uma festa que lembre a parte boa dessa história é sensacional. 

Como foi muito bem escrito no site Cult Magazine, o evento foi crescendo de tal forma que ocupou definitivamente o lendário Circo Voador no Rio de Janeiro, gravação de dois DVDs, colocou os anos 80 devidamente na “crista da onda” (desenhos animados, jogos, novelas da época, roupas, adereços, TUDO que compunha um cenário extremamente rico e representativo), virou uma bela e lucrativa franquia, e o principal: o resgate de vários artistas com sonoridades das mais diversas, basicamente sendo recolocados dignamente no mercado, de onde nunca deveriam ter saído.

Pois bem, mesmo pagando um pouco caro pelo ingresso (muito por culpa minha mesmo, deixei para comprar na última hora), cada real foi devidamente investido. Logo na entrada do Vivo Rio, a organização tratou de colocar um Mega Drive, um Atari e um Tele Jogo para a galera que não queria curtir a animação dos DJs Dom LV & Rebechi e da VJ Lê Pantoja que, sinceramente, mandaram muito bem e não deixou ninguém parado. Tocaram até David Bowie! 


 

Com sua voz grave e marcante, Rick Astley fez com que a plateia cantasse em coro (no estilo Joel Santana ou não) seus maiores hits, como “Together Forever”, “It Would Take A Strong Strong Man”, "Never Gonna Give You Up", “She Wants To Dance With Me”, além das músicas românticas que ainda hoje fazem sucesso, como “Hold Me In Your Arms” e “Cry For Help”.


Sempre muito simpático e carismático, o cantor justificou o fato de nunca ter se apresentado no Brasil, pois naquele tempo se ganhava mais dinheiro fazendo discos do que com shows (quem diria que isso se iria inverter com o tempo...) e, por isso, dedicou maior tempo gravando seus LPs, videoclipes e participando de programas de TV, além de ter dado uma pausa na carreira em 1993 para priorizar sua família, com o nascimento de sua filha. Rick Astley também parou para comentar sobre sua aparência ao pegar seu primeiro LP de uma fã que estava na primeira fila, tirou várias fotos com o público e chegou a chamar uma jovem para dividir o palco. Infelizmente, ela aparentava não saber NADA da música, nem mesmo o ritmo. Hilário e lamentável!


Com a casa lotada (literalmente!), Rick Astley retribuiu com muita alegria e fez um show impecável. Voz perfeita e com uma banda mais que sensacional. Tocaram alguns covers memoráveis, como "My Girl" (The Temptations), "Get Lucky" (Daft Punk) e "Don't You Worry Child" (Swedish House Mafia), essa última tocada a exaustão em toda e qualquer academia. Somente um músico experiente (afinal de contas, são 27 anos de estrada) não iria decepcionar um público que nunca viu seu show ao vivo. 

Ao reconhecer  todo carinho do público carioca, o cantor prometeu que não iria demorar para retornar ao Brasil. Por favor, que você cumpra sua promessa o mais rápido possível, porque seu show vale cada centavo!

Vida longa próspera para a Festa Ploc. Que a organização do evento continue a proporcionar momentos inesquecíveis como o que vivemos no último dia 12! Que venha o próximo show!


Setlist Rick Astley

Together Forever 
It Would Take a Strong Strong Man 
She Wants to Dance With Me 
When I Fall in Love (Jeri Southern cover)
Don't Say Goodbye 
Take Me to Your Heart 
Hold Me in Your Arms 
My Arms Keep Missing You 
Lights Out 
Cry for Help 
Ain't Too Proud to Beg (The Temptations cover)
My Girl (The Temptations cover)
Don't You Worry Child (Swedish House Mafia cover)
Everybody Dance (Chic cover)
Get Lucky (Daft Punk cover)
Whenever You Need Somebody 
Never Gonna Give You Up 

Curiosidade sobre os shows que ele fez aqui no RJ e em SP =P



0 comentários: