sexta-feira, 25 de abril de 2014

Hypocrisy - 22/04/2014 (Teatro Odisseia, Rio de Janeiro)


Existem bandas que faço questão de ver um show ao vivo. Compro ingresso antecipado, ouço o provável setlist até enjoar e, se for o caso, até me planejo para viajar.

Existem bandas que nem me esforço para assistir, seja pelo fraco setlist ou desempenho medíocre ao vivo. Nem perco meu tempo e dinheiro para, no fim do show, me arrepender amargamente.

Agora, tem bandas que analiso uma série de variáveis para definir se vou ao show ou não, como setlist, dia e local do show, preço do ingresso, se não existe outra atividade para fazer no mesmo dia etc. Foi mais ou menos assim que decidir ir ao show do Hypocrisy, que rolou no dia 22 de março lá no Teatro Odisseia.

Talvez este post não seja para você que é fã da banda. O que você vai encontrar aqui é um texto de alguém que sabe muito pouco sobre o Hypocrisy. Sim, tenho que admitir que mal conheço o trabalho deles. Digo isso porque só so cnheço algumas músicas dos álbuns "Abducted", "The Arrival" e "Virus" (melhor capa, disparada). Cheguei a ouvir o "End of Disclosure", último trabalho da banda, mas daquele jeito: descompromissado, como fundo musical para uma outra atividade que exigia mais concentração. Ou seja, não dei muita bola.


Mas, para quem já está habituado com as postagens, sabe que procuro não ser muito específico para não tornar a leitura entediante. 

A tendência natural era não ir a este show e gastar o rico dinheirinho com os Hopfriends (grupo criado no WhatsApp pela galera que frequenta o Hopfen). Só que uma bela e digníssima pessoa soprou a voz da experiência em meu ouvido (ou melhor, digitou as palavras certas no Facebook):

- Vamos no Hypocrisy amanhã?

Era o convite certo, feito pela pessoa ideal. Como verifiquei que os valores gastos nos dois eventos (cerveja com amigos x show com amigos) seriam praticamente iguais, com a vantagem de ouvir um bom heavy metal, parti para o Teatro Odisseia.

A começar pelo local escolhido para o show. Nunca fui ao Teatro Odisseia. Localizado na Lapa, o ambiente é de um antigo casarão de três andares, onde já funcionou um armazém. A capacidade máxima é de 700 pessoas, talvez incluindo todos os pavimentos: térreo (onde são realizados os shows), mezanino (com mesas e cadeiras, com vista para o palco) e o tal terceiro andar, que não sabia que existia, onde "são realizadas exposições e performances teatrais, além de contar também com um restaurante".


Outra novidade para mim foi a banda de abertura: Refuse. Originalmente paraguaia (sem trocadilhos rs), ela tem uns sete anos de existência. Criada pelo guitarrista e vocalista Daniel Benítez, o som da banda é um death metal bem bacana. De acordo com o site Sopa Brasiguaia, "Refuse é uma banda que utiliza suas canções para expressar seu rechaço aos desmandos oriundos da concentração de poder na sociedade atual. Deste modo, fome, guerra, doença e corrupção são temas presentes nas canções de Refuse, sempre abordadas com uma fúria característica".


O show do Hypocrisy começou um um certo atraso, mas nada que desanimasse a galera, que já aguardava a abertura da casa uma hora antes do previsto. Quando começou a introdução da primeira música, geral ficou louco. Dava pra ver que ali tinha muita gente que curtia mesmo o som da banda. Fiquei quieto no meu canto até o início da quarta música, até que não resisti e passei o resto do show na roda.



Realizada em uma casa que abrigou muito bem o público presente e com uma boa qualidade no som (não ouvi ninguém reclamando sobre isso), este show ficou com um gostinho de 'quero mais' para muita gente. Tudo bem que foram 16 músicas, mas o show estava tão bom que todos saíram realizados do Teatro Odisseia. 


Que o Hypocrisy não demore para voltar ao Brasil. Para os headbangers de plantão ou para quem curte um bom death metal, é um show que não pode passar em branco. 


Setlist Hypocrisy

End of Disclosure 
Tales of Thy Spineless 
Fractured Millennium 
Killing Art 
The Eye 
Valley of the Damned 
Fire in the Sky 
Pleasure of Molestation / Osculum Obscenum / Penetralia 
Buried 
Elastic Inverted Visions 
44 Double Zero 
War-Path 
The Final Chapter 
Roswell 47 
Adjusting the Sun 
Eraser 

0 comentários: