segunda-feira, 21 de abril de 2014

2cabeças Funk IPA


Data: 13 de fevereiro de 2014. Dia do lançamento da Funk IPA, produzida pela cervejaria carioca 2Cabeças. O evento, batizado de "Bailão da 2cabeças", foi um baile funk com uma seleção de músicas que foram do Motown até Furação 2000. O 'único' e grande problema estava justamente no local escolhido: Cerveja Social Clube, um local pequeno, com lotação máxima de umas 50 pessoas (todas em pé, obviamente).

Como o evento foi divulgado aos quatro ventos nas redes sociais (só no Facebook, foram 210 confirmados) e foi tema de várias reportagens (inclusive pela Veja e O Globo), a casa ficou lotada. Mal dava pra Funk IPA ficar gelada. Resolvi garantir algumas unidades e partir para outro canto que ficou conhecido como o salão VIP do evento: Hopfen Cervejas Especiais.


Recorrendo novamente aos sites que acompanho, o blog "A volta ao mundo em 700 cervejas" fez uma matéria interessante sobre o lançamento desta cerva:

Mais do que fazer boas cervejas, a 2Cabeças tem investido pesado - metaforicamente falando, não que eles tenham milhões para gastar - em um marketing de contracorrente. Não é a toa. A escocesa Brew Dog, provavelmente a mais agressiva neste quesito no mercado artesanal mundial, é uma das referências declaradas do cervejeiro Bernardo Couto, "capataz" (como ele se denomina) da 2Cabeças. 

- A Funk IPA nasce para acabar com preconceitos, musicais ou cervejeiros, como de que a cerveja precisa ser lager e sem graça para agradar no calor brasileiro, ou que cerveja só pode combinar com Rock. Engula o seu preconceito! - afirma ele, no comunicado a respeito do lançamento.

Cerveja dourada e opaca, levemente turva e com espuma de curta duração. No aroma, fica bem assertivo é a presença de lúpulo. No sabor, o amargor fica em primeiro plano, lembrando um pouco laranja, com um caramelo bem discreto. É uma cerva que não tem corpo, um pouco aguada. Carbonatação baixa. 


Conclusão: servida bem gelada e no calor, desce redondo. Talvez seja essa a proposta da cervejaria: uma IPA para cair no gosto da galera. Pra mim, faltou equilíbrio, além do amargor do lúpulo lembrar um tipo de laranja que eu não gosto.

INFORMAÇÕES
Funk IPA
Estilo: India Pale Ale
Álcool: 4,7%
Cervejaria: 2cabeças
País: Brasil
Comprada em: Cerveja Social Clube
Preço: Duas unidades por R$ 15,00 (no dia do lançamento)

0 comentários: