domingo, 5 de maio de 2019

Comida di Buteco 2019: Os Cinco Melhores


Esta postagem tem como objetivo ajudar você que ainda não teve a oportunidade de visitar os bares participantes do Comida di Buteco no Rio de Janeiro e não quer ir "no escuro", provando um petisco que não te agrade. 
Tendo em vista que já fui em 23 dos 66 butecos, nada mais que justo indicar aqui os cinco melhores petiscos deste ano.

Obviamente, esta lista foi montada seguindo três critérios básicos: 1) os 5 melhores entre os 23 que visitei; 2) petiscos que agradarem o meu paladar e; 3) minha singela opinião no contexto geral da experiência que vivi.

Todos sabem que fazer uma lista, seja ela de qualquer tema, é algo sujeito a críticas e comentários. Portanto, caso você discorde dos cinco bares que aqui estarão, respeitarei suas ponderações e assim espero que você também respeite a minha lista.

Sendo assim, os cinco petiscos imperdíveis de 2019 são: 

5º lugar - Ge Bar & Bistrô Veja a resenha completa do petisco aqui

Petisco: Bruschetta de Boteco
Três bruschettas de carne assada com bacon e crispy de cebola 

4º lugar - Buteco do Portuga - Veja a resenha completa do petisco aqui

Petisco: De Campeão para Campeão. 20tão do comida. Porque em festa de buteco caviar é fichinha.
Mini porções dos petiscos campões de preferência nos butecos. Top 4: É moela que se fala (ao moda do Porto - porque é uma casa portuguesa com certeza), de trouxa nós só temos a cara (porque é pastel) Kepp caldo (caldinho de carne) #sóquenãoébatata, rosty de carne seca.

3º lugar - Enchendo Linguiça - Veja a resenha completa do petisco aqui

Petisco: Panela Velha
Deliciosas porpetas bovinas recheadas com linguiças suínas sobre polenta, coberta com ragu de tomate e servida na coleção de panelas que há 20 anos fazem comida boa. 

2º lugar - Boteco do Teixeira - Veja a resenha completa do petisco aqui

Petisco: 20Pegar
Bolinhos de Feijão Branco, Recheado com Carne seca, Calabresa e Bacon, Servidos com Couve, Geleia de Pimenta e Shot de Caipirinha

 1º lugar - Bodega do Sal - Veja a resenha completa do petisco aqui

Petisco: Achadinho
Escondidinho de Abóbora, Carne Seca, Catupiri e Queijo Coalho e crispy de alho poró.

OBSERVAÇÃO: caso sobre R$20,00 e você queira ir num sexto boteco, experimente visitar o Barbahtchê.


CENAS PÓS CRÉDITOS
E se você quiser comer um petisco bem servido? Existe uma lista para isso?
Calma que o Grande Chico vai te salvar!

Sim! Existem petiscos bem servidos nesta edição do Comida di Buteco, mesmo que o valor seja bem abaixo dos anos anteriores.

Pensando em vocês, seres humanos esfomeados que nem eu, decidi elaborar uma segunda lista de Cinco Melhores Petiscos Mais Bem Servidos do Comida di Buteco.

Obviamente, esta lista foi montada seguindo três critérios básicos: 1) os 5 mais bem servidos entre os 23 que visitei; 2) os petiscos que agradarem o meu paladar e; 3) minha singela opinião no contexto geral da experiência que vivi. Em outras palavras, não necessariamente o mais bem servido vai estar em primeiro lugar.

Sendo assim, os cinco petiscos mais bem servidos são:

5º lugar - Boteco Carioquinha - Veja a resenha completa do petisco aqui

Petisco: Mente aberta
Bolas de pernil mergulhadas no molho de tomate da artesanal, sobre cama de creme roxo e crispy de couve.

4º lugar - Raízes - Veja a resenha completa do petisco aqui

Petisco: Coração Cervejeiro
Porção de coração de frango embriagado ao molho de cerveja puro malte levemente picante servido na panela de barro. Acompanha farofa de flocos de milho amarela refogada na banha de porco.

3º lugar - Barbahtchê - Veja a resenha completa do petisco aqui

Petisco: Vaquinha Atolada
Aperitivo de Costela com purê de Aipim 

2º lugar - Bom Gourmet - Veja a resenha completa do petisco aqui

Petisco: Ragu do Maráca!
Ragu de Costela Bovina servido com creme de banana da terra e batata acompanhado de farofa panko ao alho, decorado com pimenta biquinho e salsinha !!! 

1º lugar - Casa Porto - Veja a resenha completa do petisco aqui

Petisco: Bololô
O melhor lugar para comemorar os 20 anos do Comida di Buteco é no buteco: com direito a cantar parabéns! Por isso, a Casa Porto preparou um petisco bem mineiro, que parece um bolo doce de aniversário, mas é feito com massa de torta de empada na banha de porco, brownie de tutu com bacon, creme de confeiteiro de mandioquinha, granulado de linguicinha de pernil, couve crispy e farelo de pururuca
 
-----

Sobre o Comida di Buteco

Desde 2012, venho visitando alguns poucos bares participantes do Comida di Buteco, considerado um dos maiores eventos gastronômicos do Brasil, e tento reunir aqui o maior número de informações possíveis para você, visitante do Grande Chico, escolher o bar certo de acordo com a sua fome.

É algo que tenho um imenso prazer de fazer, auxiliando todos os visitantes deste blog com a seguinte dúvida: vale ou não vale a pena ir nesse boteco?

O evento foi criado no ano de 2000 em Belo Horizonte (quando digo que lá é um excelente lugar para se comer, não duvidem!), a edição deste ano conta com mais de 500 bares, espalhados em 20 cidades.

Realizado anualmente entre os meses de abril e maio, a dinâmica do concurso é a seguinte: cada um dos bares participantes tem que criar um petisco com os ingredientes escolhidos em cada edição. O público e os jurados visitam, votam em quatro quesitos (higiene, atendimento, temperatura da bebida e o tira-gosto, sendo que este último carrega 70% da nota final) e depositam a cédula de votação na urna (cada bar tem sua própria urna). Aliás, é proibido que os funcionários do local colocarem as cédulas dentro da urna.

O tema deste ano (2019) é livre, mas com duas condições: o petisco deve custar R$20,00 e a quantidade deve servir três pessoas.

Outra novidade: existe rebaixamento no Comida di Buteco. No ranking geral, os 20% últimos colocados perdem o direito de participar no ano subsequente. Ou seja, aqui no RJ, serão 13 bares dos 66 participantes.

0 comentários: