sábado, 20 de abril de 2019

Comida di Buteco 2019: Ge Bar & Bistrô



5) Ge Bar & Bistrô Veja como chegar

Petisco: Bruschetta de Boteco
Três bruschettas de carne assada com bacon e crispy de cebola 

Informações do boteco:  Aberto em dezembro de 2016, o Gê Bar e Bistrô é um bar tipicamente tijucano instalado em duas lojas na Rua Carvalho Alvim, quase esquina com Rua Uruguai. A casa é especializada em refeições individuais e sanduíches de boteco e gourmet, assim como em pratos que mexem com a memória afetiva do tijucano, como o sanduíche do Roquinha, vendido no extinto bar de mesmo nome na Rua General Roca, que é feito de alcatra com provolone no pão francês com maionese de alho.

Descrição do petisco: A apresentação é bem semelhante à imagem promocional, o atendimento conforme o esperado e as bebidas estão sempre geladas. A bruschetta é montada a partir de uma fatia de pão italiano e pasta de carne assada é bem servida e bem consistente. O sabor é bem puxado no bacon, mas dá pra sentir o gosto das duas proteínas. Pra fechar, o crispy de cebola é bem suave, com opção de cebola crua no prato para aqueles que querem um sabor mais forte.

CONCLUSÕES DO GRANDE CHICO
Serve quantas pessoas? Uma sem fome. Três para petiscar.
Bem servido? Não (ver explicação nos comentários)
O sabor é o esperado? Não
Surpreende ? Sim
Preço: $20,00
Custo-benefício: Alto
Resultado: Parada Obrigatória =D
Vale a volta pelo petisco? Sim
Comentários: antes de tudo, vou começar explicando do porquê o petisco não ser bem servido. Mesmo sendo três bruschettas bem servidas, apenas três unidades não satisfazem o paladar de quem gosta de um bom petisco. Confesso que fomos sem expectativas, mas fomos muito bem surpreendidos com tudo neste buteco que faz sua primeira aparição no Comida di Buteco. Além do dono do estabelecimento fazer questão de ir de mesa em mesa e das bebidas estarem geladas, o petisco é fora de série. O sabor da pasta de carne com bacon é sensacional e a fatia do pão é bem generosa, que não fica encharcado (leia-se molenga) mesmo com a pasta por tanto tempo. A cebola fecha com chave de ouro este petisco imperdível na competição deste ano e a ideia de colocar cebola extra (mesmo sendo decorativa no prato) foi essencial para termos uma boa impressão. No final, comemos três travessas deste saboroso petisco e esperamos que o Ge Bar & Bistrô esteja no próximo ano.

-----

Sobre o Comida di Buteco

Desde 2012, venho visitando alguns poucos bares participantes do Comida di Buteco, considerado um dos maiores eventos gastronômicos do Brasil, e tento reunir aqui o maior número de informações possíveis para você, visitante do Grande Chico, escolher o bar certo de acordo com a sua fome.

É algo que tenho um imenso prazer de fazer, auxiliando todos os visitantes deste blog com a seguinte dúvida: vale ou não vale a pena ir nesse boteco?

O evento foi criado no ano de 2000 em Belo Horizonte (quando digo que lá é um excelente lugar para se comer, não duvidem!), a edição deste ano conta com mais de 500 bares, espalhados em 20 cidades

Realizado anualmente entre os meses de abril e maio, a dinâmica do concurso é a seguinte: cada um dos bares participantes tem que criar um petisco com os ingredientes escolhidos em cada edição. O público e os jurados visitam, votam em quatro quesitos (higiene, atendimento, temperatura da bebida e o tira-gosto, sendo que este último carrega 70% da nota final) e depositam a cédula de votação na urna (cada bar tem sua própria urna). Aliás, é proibido que os funcionários do local colocarem as cédulas dentro da urna.

O tema deste ano (2019) é livre, mas com duas condições: o petisco deve custar R$20,00 e a quantidade deve servir três pessoas.

Outra novidade: existe rebaixamento no Comida di Buteco. No ranking geral, os 20% últimos colocados perdem o direito de participar no ano subsequente. Ou seja, aqui no RJ, serão 13 bares dos 66 participantes.

0 comentários: