domingo, 5 de maio de 2019

Comida di Buteco 2019: Buteco do Portuga


23) Buteco do Portuga Veja como chegar

Petisco: De Campeão para Campeão. 20tão do comida. Porque em festa de buteco caviar é fichinha.
Mini porções dos petiscos campões de preferência nos butecos. Top 4: É moela que se fala (ao moda do Porto - porque é uma casa portuguesa com certeza), de trouxa nós só temos a cara (porque é pastel) Kepp caldo (caldinho de carne) #sóquenãoébatata, rosty de carne seca.


Informações do boteco: no ano de 2011, nascia um bar com a cara da Baixada. O casal Paulo Sérgio e Anick souberam muito bem se apropriar das melhores características dos bares do Grande Rio e escolheram o melhor lugar de Nova Iguaçu - a icônica Rua da Lama.

Descrição do petisco: A apresentação é exatamente igual à imagem promocional, o atendimento é acima do esperado e as bebidas estavam geladas. De fato, são quatro mini petiscos. Tanto a moela (que desmancha na boca e bem temperada), quanto o caldo de carne (com muitos pedaços de carne e de batata) são legítimos representantes da culinária de bar. Já o 'pastel' de carne (muita massa de pastel) e o míni rostie de aipim de carne seca (levemente gorduroso) são bons petiscos e bem executados, representando uma gastronomia mais '. Para fechar, a casa oferece dois presentes para quem pede o petisco: um bolo com cobertura de coco e leite condensado e uma garrafinha de cachaça ouro da Duarte de Medeiros Cachaças Nobres.

CONCLUSÕES DO GRANDE CHICO
Serve quantas pessoas? Um sem fome, dois para provar.
Bem servido? Sim
O sabor é o esperado? Não
Surpreende? Sim
Preço: $20,00
Custo-benefício: Médio
Resultado: Vale a pena a visita =) 
Vale a volta pelo petisco?  Não
Comentários: a começar pela bandeja, que vem com uma mini toalha de mesa exatamente igual às toalhas de mesa do bar. Ideia mais do que genial. Aliás, vamos combinar que os petiscos escolhidos agradam tanto aqueles que gostam da 'cozinha tradicional de buteco', quanto aos novos paladares da gastronomia moderna. A moela e o caldinho de carne são extremamente saborosos e providenciais pra você que se 'excedeu' na bebida. São bons levanta-defuntos. Já o aipim rostie de carne seca dá pra comer com uma garfada só de tão gostoso. O único petisco que não me conquistou foi a trouxinha (pastel) de carne por ter pouco recheio e por ter muita massa. Fora isso, o Buteco do Portuga está honrando dignamente o título do ano passado.

Dica: Menos de 300 metros fica outro bar participante do Comida di Buteco, o Boteco do Lobo.






-----

Sobre o Comida di Buteco

Desde 2012, venho visitando alguns poucos bares participantes do Comida di Buteco, considerado um dos maiores eventos gastronômicos do Brasil, e tento reunir aqui o maior número de informações possíveis para você, visitante do Grande Chico, escolher o bar certo de acordo com a sua fome.

É algo que tenho um imenso prazer de fazer, auxiliando todos os visitantes deste blog com a seguinte dúvida: vale ou não vale a pena ir nesse boteco?

O evento foi criado no ano de 2000 em Belo Horizonte (quando digo que lá é um excelente lugar para se comer, não duvidem!), a edição deste ano conta com mais de 500 bares, espalhados em 20 cidades.

Realizado anualmente entre os meses de abril e maio, a dinâmica do concurso é a seguinte: cada um dos bares participantes tem que criar um petisco com os ingredientes escolhidos em cada edição. O público e os jurados visitam, votam em quatro quesitos (higiene, atendimento, temperatura da bebida e o tira-gosto, sendo que este último carrega 70% da nota final) e depositam a cédula de votação na urna (cada bar tem sua própria urna). Aliás, é proibido que os funcionários do local colocarem as cédulas dentro da urna.

O tema deste ano (2019) é livre, mas com duas condições: o petisco deve custar R$20,00 e a quantidade deve servir três pessoas.

Outra novidade: existe rebaixamento no Comida di Buteco. No ranking geral, os 20% últimos colocados perdem o direito de participar no ano subsequente. Ou seja, aqui no RJ, serão 13 bares dos 66 participantes.

0 comentários: