domingo, 21 de abril de 2019

Comida di Buteco 2019: Enchendo Linguiça



8) Enchendo Linguiça Veja como chegar

Petisco: Panela Velha
Deliciosas porpetas bovinas recheadas com linguiças suínas sobre polenta, coberta com ragu de tomate e servida na coleção de panelas que há 20 anos fazem comida boa.

Informações do boteco: O Enchendo Linguiça surgiu através da parceria dos irmãos cariocas Cláudio Toscano e Fernando Breschnik, que em 2006,  decidiram que era o momento de criar um inovador botequim carioca e resolveram comprar um bar de portugueses, que estava à venda, o Bar Santa Cruz. Localizado no Grajáu, bairro residencial da Zona Norte do Rio, o espaço, com novos donos, passou a se chamar Bar Enchendo Linguiça. Quando visitar, não deixe de provar o joelho de porco à pururuca e a linguiça croc (linguiça suína ou frango envolvidas em batatas chips).

Descrição do petisco: A apresentação é exatamente igual à imagem promocional, o atendimento é abaixo do esperado e as bebidas estão sempre geladas, com carta reduzida de cervejas artesanais. As porpetas estão muito bem temperadas e a linguiça suína é um espetáculo a parte no prato. A polenta é bem simples, mas saborosa, com pequenos cubos de polenta frita. O ragu de tomate está sensacional, dando o sabor final ao petisco.

CONCLUSÕES DO GRANDE CHICO
Serve quantas pessoas? Duas sem fome. Três para petiscar
Bem servido? Sim (ver no comentário)
O sabor é o esperado? Não
Surpreende? Sim
Preço: $20,00
Custo-benefício: Alto
Resultado: Parada Obrigatória =D
Vale a volta pelo petisco? Sim
Comentários: simplesmente, um petisco para se repetir algumas vezes. Recomendo que cada um compre sua panelinha de tão saboroso que é. Apesar de ser um petisco simples, a previsibilidade do sabor de cada um dos três elementos vai pro espaço na primeira garfada. Surpreendentemente, as porpetas, o ragu de tomate e a polenta harmonizaram de uma forma bem interessante. Os cubos de polenta, que não estão da descrição, foram uma grata surpresa. Agora, o que decepciona no Enchendo Linguiça é o atendimento. Fomos em um dia útil que eles fecharam com uma hora de antecedência e, no fim de semana (quando finalmente conseguimos provar o petisco), havia uma confusão generalizada na ordem de chamada da fila de espera. Tudo bem que o local é um dos pontos mais procurados no Comida di Buteco, mas mediante a experiência deste concorrente no tradicional evento, era de se esperar uma dinâmica mais apropriada nestas adversidades.

-----

Sobre o Comida di Buteco

Desde 2012, venho visitando alguns poucos bares participantes do Comida di Buteco, considerado um dos maiores eventos gastronômicos do Brasil, e tento reunir aqui o maior número de informações possíveis para você, visitante do Grande Chico, escolher o bar certo de acordo com a sua fome.

É algo que tenho um imenso prazer de fazer, auxiliando todos os visitantes deste blog com a seguinte dúvida: vale ou não vale a pena ir nesse boteco?

O evento foi criado no ano de 2000 em Belo Horizonte (quando digo que lá é um excelente lugar para se comer, não duvidem!), a edição deste ano conta com mais de 500 bares, espalhados em 20 cidades

Realizado anualmente entre os meses de abril e maio, a dinâmica do concurso é a seguinte: cada um dos bares participantes tem que criar um petisco com os ingredientes escolhidos em cada edição. O público e os jurados visitam, votam em quatro quesitos (higiene, atendimento, temperatura da bebida e o tira-gosto, sendo que este último carrega 70% da nota final) e depositam a cédula de votação na urna (cada bar tem sua própria urna). Aliás, é proibido que os funcionários do local colocarem as cédulas dentro da urna.

O tema deste ano (2019) é livre, mas com duas condições: o petisco deve custar R$20,00 e a quantidade deve servir três pessoas.

Outra novidade: existe rebaixamento no Comida di Buteco. No ranking geral, os 20% últimos colocados perdem o direito de participar no ano subsequente. Ou seja, aqui no RJ, serão 13 bares dos 66 participantes.

0 comentários: