quinta-feira, 2 de maio de 2019

Comida di Buteco 2019: Bodega do Sal



15) Bodega do Sal Veja como chegar

Petisco: Achadinho
Escondidinho de Abóbora, Carne Seca, Catupiri e Queijo Coalho e crispy de alho poró.

Informações do boteco: O imóvel de 1916 localizado na Rua Argemiro Bulcão 33, na Saúde, fica num endereço simbólico para a cultura negra, o Largo João da Baiana, na Pedra do Sal — onde nasceu o samba carioca e surgiram sambistas populares e antigos ranchos carnavalescos. O prédio, onde ainda acontece uma das rodas de samba mais animadas do Rio, abriga desde 2007 o Botequim Bodega do Sal, cujo “quintal” é a histórica Pedra do Sal, tombada pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac) em 1987. O cenário remete ao passado dos negros que ali viveram. Era sobre aquela pedra, que no passado foi chamada de Quebra-Bunda e Pedra da Prainha, que os escravos secavam o sal trazido de navio pelos portugueses. Em 2017, o dono e empresário André Peterson promoveu uma grande reforma no bar, feita pelo arquiteto André Rodrigues, famoso por reestruturar botequins como Buxixo (Tijuca), Bar das Quengas (Centro) e Bossa Nossa (Barra).

Descrição do petisco: A apresentação é semelhante à imagem promocional, o atendimento é acima do esperado e as bebidas estão sempre geladas, com carta reduzida de cervejas artesanais. A carne seca está no ponto certo, o creme de abóbora sem muito tempero (mas com alho poró) e, na parte de cima, um queijo coalho com alho poró que harmonizaram, junto com o catupiry, com todo o petisco.

CONCLUSÕES DO GRANDE CHICO
Serve quantas pessoas? Uma com fome. Duas para provar
Bem servido? Sim
O sabor é o esperado? Não
Surpreende? Sim
Preço: $20,00
Custo-benefício: Alto
Resultado: Parada Obrigatória =D
Vale a volta pelo petisco? Sim
Comentários: simplesmente fantástico. Uma combinação que já dava água na boca só de ver e que correspondeu às expectativas. Quando forem provar, peguem as três camadas numa colherada só. Aliás, este petisco sofreu uma 'modificação', pois deixar as três camadas bem separadas estava gerando um desconforto na hora de comer e, mesclar a carne seca com a abóbora, foi uma ideia bem genial. Outro ponto importante é que o tamanho do copo é bem generoso e a foto promocional pode enganar aquele consumidor esfomeado. É o típico petisco que dá vontade de comer mais um de tão delicioso que é. O catupiry pode ser muito bem substituído por um creme de aipim, mas do jeito que está, sem dúvidas, é um dos melhores petiscos que já experimentei no Comida di Buteco.

Por fim, caso visite o Bodega do Sal, fica aqui a sugestão para você experimentar o petisco do ano passado, que agora faz parte do cardápio da casa.

-----

Sobre o Comida di Buteco

Desde 2012, venho visitando alguns poucos bares participantes do Comida di Buteco, considerado um dos maiores eventos gastronômicos do Brasil, e tento reunir aqui o maior número de informações possíveis para você, visitante do Grande Chico, escolher o bar certo de acordo com a sua fome.

É algo que tenho um imenso prazer de fazer, auxiliando todos os visitantes deste blog com a seguinte dúvida: vale ou não vale a pena ir nesse boteco?

O evento foi criado no ano de 2000 em Belo Horizonte (quando digo que lá é um excelente lugar para se comer, não duvidem!), a edição deste ano conta com mais de 500 bares, espalhados em 20 cidades

Realizado anualmente entre os meses de abril e maio, a dinâmica do concurso é a seguinte: cada um dos bares participantes tem que criar um petisco com os ingredientes escolhidos em cada edição. O público e os jurados visitam, votam em quatro quesitos (higiene, atendimento, temperatura da bebida e o tira-gosto, sendo que este último carrega 70% da nota final) e depositam a cédula de votação na urna (cada bar tem sua própria urna). Aliás, é proibido que os funcionários do local colocarem as cédulas dentro da urna.

O tema deste ano (2019) é livre, mas com duas condições: o petisco deve custar R$20,00 e a quantidade deve servir três pessoas.

Outra novidade: existe rebaixamento no Comida di Buteco. No ranking geral, os 20% últimos colocados perdem o direito de participar no ano subsequente. Ou seja, aqui no RJ, serão 13 bares dos 66 participantes.

0 comentários: