domingo, 5 de maio de 2019

Comida di Buteco 2019: Cevina Streak Bar


20) Cevina Steak Bar Veja como chegar

Petisco: P'Degua
Ragu de carne assada recheada com bacon e calabresa, sobre base de creme de batata com um toque de gorgonzola (Aligot) finalizando com camadas de farinha de bragança, crispy de cebola e uma pimenta biquinho. Acompanha um drink de 51 mel para celebrarmos os 20 ano do CDB


Informações do boteco: Localizado bem no Centro de Caxias, os irmãos Bruno e André tiveram a excelente ideia de juntar as palavras Cevada e Proteína para batizar o bar que, obviamente, tem como especialidade cortes diferenciados de carne e uma carta considerável de cervejas. A própria logo traz muito do significado na interpretação do nome do local, já que vemos o nome em vermelho (como uma brasa) e o desenho amarelo da fumaça acima em amarelo (remetendo à cerveja, em formato de taça, assim como  também remete a uma cabeça de boi, representando a proteína).

Descrição do petisco: A apresentação é semelhante à imagem promocional, o atendimento é MUITO abaixo do esperado (ver comentários) e as bebidas estão sempre geladas, com opção de cervejas artesanais. Novamente, o problema de executar uma carne com molho e batizar como ragu. Contudo, isso não desmerece em nada o sabor da proteína, no ponto e com tempero bem gostoso. O creme de batata vem na quantidade exata, mas o gorgonzola passou longe. A farinha de bragança (mais conhecida como farinha dágua, dependendo da região) dá um toque especial e, quem é do Norte/Nordeste do Brasil, vai saborear com mais gosto. A aguardente composta fecha bem o petisco.

CONCLUSÕES DO GRANDE CHICO
Serve quantas pessoas? Duas sem fome. Três para provar.
Bem servido? Sim
O sabor é o esperado? Não
Surpreende? Sim
Preço: $20,00
Custo-benefício: Alto
Resultado: Vale a pena a visita =)
Vale a volta pelo petisco?  Não (ver comentários)
Comentários: analisando somente o petisco, de fato, é um bom prato. Quando você perceber, já se foi metade da cumbuca. Tudo ali harmoniza muito bem e, sinceramente, não senti muita falta do gorgonzola. Creio que, se tivesse mais algumas pimentas biquinho, o prato ficaria mais prazeroso no meu paladar. Provaria outro sem sombra de dúvidas, mas em outro lugar.

Mas, por que em outro lugar, Chico?
Pois bem. A casa só abre a cozinha às 16 horas e chegamos às 15h20. Éramos a segunda mesa ocupada do estabelecimento no dia 01/05 e ficamos 40 minutos esperando a cozinha abrir para poder realizar nosso pedido (sim, você não pode antecipar seu pedido, tem que esperar até às 16h).
Às 16h em ponto, chamamos o garçom e pedimos um Comida di Buteco e um Desafio Perdigão. Tomei o cuidado de verificar quantas mesas tinham feito algum pedido para a cozinha e apenas uma mesa se antecipou a nós e pediu uma carne na chapa (ou seja, não estavam pedindo o petisco do Comida di Buteco).
O que vimos foi um show de horrores e um completo desrespeito ao consumidor. Ao percebermos que outras 4 mesas tinham recebido o P'Degua antes de nós, fizemos uma reclamação pela demora no atendimento e por não respeitarem a ordem dos pedidos. Após a reclamação, tivemos que aguardar mais 10 minutos até servirem o petisco. Para piorar a situação, mesmo antes de reclamarmos, em nenhum momento os garçons nos ofereceram uma nova rodada de bebida, mesmo com os cascos vazios em cima da mesa (que, aliás, fizeram o favor de recolher). Um péssimo atendimento para quem nunca foi ao local e que, certamente, nunca mais vai voltar.

Dica: este buteco fica em frente a outro participante do evento, o Boteco do Teixeira.

-----

Sobre o Comida di Buteco

Desde 2012, venho visitando alguns poucos bares participantes do Comida di Buteco, considerado um dos maiores eventos gastronômicos do Brasil, e tento reunir aqui o maior número de informações possíveis para você, visitante do Grande Chico, escolher o bar certo de acordo com a sua fome.

É algo que tenho um imenso prazer de fazer, auxiliando todos os visitantes deste blog com a seguinte dúvida: vale ou não vale a pena ir nesse boteco?

O evento foi criado no ano de 2000 em Belo Horizonte (quando digo que lá é um excelente lugar para se comer, não duvidem!), a edição deste ano conta com mais de 500 bares, espalhados em 20 cidades.

Realizado anualmente entre os meses de abril e maio, a dinâmica do concurso é a seguinte: cada um dos bares participantes tem que criar um petisco com os ingredientes escolhidos em cada edição. O público e os jurados visitam, votam em quatro quesitos (higiene, atendimento, temperatura da bebida e o tira-gosto, sendo que este último carrega 70% da nota final) e depositam a cédula de votação na urna (cada bar tem sua própria urna). Aliás, é proibido que os funcionários do local colocarem as cédulas dentro da urna.

O tema deste ano (2019) é livre, mas com duas condições: o petisco deve custar R$20,00 e a quantidade deve servir três pessoas.

Outra novidade: existe rebaixamento no Comida di Buteco. No ranking geral, os 20% últimos colocados perdem o direito de participar no ano subsequente. Ou seja, aqui no RJ, serão 13 bares dos 66 participantes.

0 comentários: