domingo, 5 de maio de 2019

Comida di Buteco 2019: Boteco Carioquinha



18) Boteco Carioquinha Veja como chegar

Petisco: Mente aberta
Bolas de pernil mergulhadas no molho de tomate da artesanal, sobre cama de creme roxo e crispy de couve.


Informações do boteco: Com uma infinidade de bares na Lapa, o Boteco Carioquinha é um oásis no quesito cerveja. Sempre quando tem show no Odisseia, Fundição Progresso ou Circo Voador, o Carioquinha acaba sendo meu ponto de parada pra tomar uma boa gelada. Inaugurado em 1966, pelo Sr. Antonio Crespo, o local era mais um boteco da região. Somente em 2010, quando seu filho Sérgio passou a comandar a casa, é que as cervejas especiais/artesanais passaram a ser o destaque principal. Em setembro de 2017, o local foi atingido por um incêndio e, graças a ajuda de todos os frequentadores (assíduos ou não) e amantes da boa cerveja, o Carioquinha conseguiu ressurgir das cinzas e está a pleno vapor.

Descrição do petisco: A apresentação difere parcialmente da imagem promocional, o atendimento é conforme o esperado e as bebidas estão sempre geladas, com ampla opção de cervejas artesanais. Primeiramente, é importante destacar que a quantidade é inferior da imagem promocional. As cinco almôndegas de pernil (cérebro) estão muito bem temperadas e no ponto certo, harmonizando na medida com o encorpado molho de tomate (que não é ácido, diga-se de passagem) e com a azeitona (olhos). Já o creme roxo (músculo) é uma boa combinação de purê de batata com (talvez) beterraba e (talvez) cebola, que tem muita personalidade e agrada ao paladar. O crispy de couve (cabelo) fecha bem o petisco.

CONCLUSÕES DO GRANDE CHICO
Serve quantas pessoas? Duas sem fome. Três para provar.
Bem servido? Sim
O sabor é o esperado? Não
Surpreende? Sim
Preço: $20,00
Custo-benefício: Alto
Resultado: Vale a pena a visita =)
Vale a volta pelo petisco?  Sim
Comentários: Confesso que, de início, fiquei reticente para provar este petisco. A impressão é que a caveira era bem menor. Novamente, a foto promocional pode levar o consumidor ao engano. Fora isso, é um excelente petisco e indispensável para você que estiver passando pelo Centro. Se a casa oferecesse um pão francês, seria ótimo para raspar o fundo da caveira de tão bom que é o molho de tomate, assim como o creme roxo.

Por fim, uma informação valiosa: o Boteco Carioquinha está comercializando sua saborosa pimenta no formato da mesma caveira do petisco Mente Aberta. Obviamente, não resistimos e levamos uma para casa, pois a quantidade é limitada.

-----

Sobre o Comida di Buteco

Desde 2012, venho visitando alguns poucos bares participantes do Comida di Buteco, considerado um dos maiores eventos gastronômicos do Brasil, e tento reunir aqui o maior número de informações possíveis para você, visitante do Grande Chico, escolher o bar certo de acordo com a sua fome.

É algo que tenho um imenso prazer de fazer, auxiliando todos os visitantes deste blog com a seguinte dúvida: vale ou não vale a pena ir nesse boteco?

O evento foi criado no ano de 2000 em Belo Horizonte (quando digo que lá é um excelente lugar para se comer, não duvidem!), a edição deste ano conta com mais de 500 bares, espalhados em 20 cidades.

Realizado anualmente entre os meses de abril e maio, a dinâmica do concurso é a seguinte: cada um dos bares participantes tem que criar um petisco com os ingredientes escolhidos em cada edição. O público e os jurados visitam, votam em quatro quesitos (higiene, atendimento, temperatura da bebida e o tira-gosto, sendo que este último carrega 70% da nota final) e depositam a cédula de votação na urna (cada bar tem sua própria urna). Aliás, é proibido que os funcionários do local colocarem as cédulas dentro da urna.

O tema deste ano (2019) é livre, mas com duas condições: o petisco deve custar R$20,00 e a quantidade deve servir três pessoas.

Outra novidade: existe rebaixamento no Comida di Buteco. No ranking geral, os 20% últimos colocados perdem o direito de participar no ano subsequente. Ou seja, aqui no RJ, serão 13 bares dos 66 participantes.

0 comentários: