quinta-feira, 2 de maio de 2019

Comida di Buteco 2019: Casa Porto


16) Casa Porto Veja como chegar

Petisco: Bololô
O melhor lugar para comemorar os 20 anos do Comida di Buteco é no buteco: com direito a cantar parabéns! Por isso, a Casa Porto preparou um petisco bem mineiro, que parece um bolo doce de aniversário, mas é feito com massa de torta de empada na banha de porco, brownie de tutu com bacon, creme de confeiteiro de mandioquinha, granulado de linguicinha de pernil, couve crispy e farelo de pururuca


Informações do boteco: Localizada em um sobrado no histórico Largo da Prainha, a Casa Porto é um espaço criativo onde as ideias fervilham em prol da difusão, pesquisa e preservação da rica diversidade cultural de toda a região portuária. Fundada em 2013 pelo produtor cultural Raphael Vidal, sua programação é intensa, recebendo o apoio da prefeitura e da concessionária Porto Novo, através do projeto Porto Maravilha.

Descrição do petisco: A apresentação difere da imagem promocional, o atendimento é conforme o esperado e as bebidas estão sempre geladas, com opção de cervejas artesanais. A massa do petisco é a melhor parte. Poderia ser um petisco somente com esta massa  de tão saborosa que é. O creme de mandioquinha e o tutu fazem um belo duelo no paladar, pois estão bem suaves no tempero e um não anula o outro em momento algum. A calabresa vem em quantidade reduzida em relação aos outros ingredientes, o que pode causar certo impacto para quem não é muito fã de tutu, pois a proteína auxilia a quebrar o gosto. O farelo de pururuca ajuda a 'dar liga' nos cremes e caiu bem. O crispy de couve fecha bem o petisco e vem na medida certa.

CONCLUSÕES DO GRANDE CHICO
Serve quantas pessoas? Duas com fome. Três para provar.
Bem servido? Sim
O sabor é o esperado? Não
Surpreende? Sim
Preço: $20,00
Custo-benefício: Alto
Resultado: Vale a pena a visita =)
Vale a volta pelo petisco?  Sim
Comentários: outro petisco que fiquei reticente para provar. Contudo, a desconfiança deu lugar à felicidade na primeira garfada. Um excelente petisco que tiveram apenas dois pontos negativos. O primeiro foi a quantidade de proteína. O segundo também tem relação com a calabresa, mas na apresentação do prato. Pelo visto, a casa teve que optar por não apresentar um prato semelhante a imagem promocional para montar o prato de um jeito mais eficaz e, quem sabe, tentar minimizar a questão da quantidade de calabresa. Esses dois pontos não influenciam em nada no resultado final, que é um petisco bastante saboroso e honesto.

-----

Sobre o Comida di Buteco

Desde 2012, venho visitando alguns poucos bares participantes do Comida di Buteco, considerado um dos maiores eventos gastronômicos do Brasil, e tento reunir aqui o maior número de informações possíveis para você, visitante do Grande Chico, escolher o bar certo de acordo com a sua fome.

É algo que tenho um imenso prazer de fazer, auxiliando todos os visitantes deste blog com a seguinte dúvida: vale ou não vale a pena ir nesse boteco?

O evento foi criado no ano de 2000 em Belo Horizonte (quando digo que lá é um excelente lugar para se comer, não duvidem!), a edição deste ano conta com mais de 500 bares, espalhados em 20 cidades.

Realizado anualmente entre os meses de abril e maio, a dinâmica do concurso é a seguinte: cada um dos bares participantes tem que criar um petisco com os ingredientes escolhidos em cada edição. O público e os jurados visitam, votam em quatro quesitos (higiene, atendimento, temperatura da bebida e o tira-gosto, sendo que este último carrega 70% da nota final) e depositam a cédula de votação na urna (cada bar tem sua própria urna). Aliás, é proibido que os funcionários do local colocarem as cédulas dentro da urna.

O tema deste ano (2019) é livre, mas com duas condições: o petisco deve custar R$20,00 e a quantidade deve servir três pessoas.

Outra novidade: existe rebaixamento no Comida di Buteco. No ranking geral, os 20% últimos colocados perdem o direito de participar no ano subsequente. Ou seja, aqui no RJ, serão 13 bares dos 66 participantes.

0 comentários: