quinta-feira, 2 de maio de 2019

Comida di Buteco 2019: Raízes



14) Raízes Veja como chegar

Petisco: Coração Cervejeiro
Porção de coração de frango embriagado ao molho de cerveja puro malte levemente picante servido na panela de barro. Acompanha farofa de flocos de milho amarela refogada na banha de porco.


Informações do boteco: O olhar atento do tijucano perceberá, nas mesas e nos espelhos, o DNA do antigo sushi bar Kentai, que funcionou ali por anos. Mas, apesar das aparências remanescentes, a proposta do Raízes é outra: manter ares contemporâneos, mas agarrando a gastronomia popular. A nova decoração, com fotos, camisas e flâmulas nas paredes, remete ao futebol, mas tem o cuidado de não ferir suscetibilidades. O símbolo mais destacado é o escudo do América, time oriundo da Tijuca e o segundo clube de todo carioca.

Descrição do petisco: A apresentação é bem semelhante à imagem promocional, o atendimento é acima do esperado e as bebidas estão sempre geladas, com carta reduzida de cervejas artesanais. A quantidade de coração é bem generosa e o molho, de fato, é picante e bem temperado. A panela de barro vem quente, ajudando a manter a temperatura do petisco. A farofa de milho é saborosa, mas em quantidade desproporcional ao petisco..

CONCLUSÕES DO GRANDE CHICO
Serve quantas pessoas? Duas com fome. Três comem fácil.
Bem servido? Sim, MUITO bem servido
O sabor é o esperado? Sim
Surpreende? Sim
Preço: $20,00
Custo-benefício: Alto
Resultado: Vale a pena a visita =)
Vale a volta pelo petisco?  Sim
Comentários: eu não gosto de coração de frango, mas tenho que bater palmas para este petisco. Simplesmente fantástico. A quantidade de coração é algo tão assustador, que duas pessoas comeram e duas provaram. Vale cada centavo. O único 'problema' o ponto do coração, pois ele estava meio duro, mas nada que atrapalhasse a degustação. Além disso, o molho também é bastante saboroso, bem temperado e nada gorduroso. Se tiver a chance, peça fatias de pão (que são servidas em outros pratos da casa) para degustar com o molho, pois você não irá se arrepender. A farofa é mera coadjuvante neste petisco.
-----

Sobre o Comida di Buteco

Desde 2012, venho visitando alguns poucos bares participantes do Comida di Buteco, considerado um dos maiores eventos gastronômicos do Brasil, e tento reunir aqui o maior número de informações possíveis para você, visitante do Grande Chico, escolher o bar certo de acordo com a sua fome.

É algo que tenho um imenso prazer de fazer, auxiliando todos os visitantes deste blog com a seguinte dúvida: vale ou não vale a pena ir nesse boteco?

O evento foi criado no ano de 2000 em Belo Horizonte (quando digo que lá é um excelente lugar para se comer, não duvidem!), a edição deste ano conta com mais de 500 bares, espalhados em 20 cidades.

Realizado anualmente entre os meses de abril e maio, a dinâmica do concurso é a seguinte: cada um dos bares participantes tem que criar um petisco com os ingredientes escolhidos em cada edição. O público e os jurados visitam, votam em quatro quesitos (higiene, atendimento, temperatura da bebida e o tira-gosto, sendo que este último carrega 70% da nota final) e depositam a cédula de votação na urna (cada bar tem sua própria urna). Aliás, é proibido que os funcionários do local colocarem as cédulas dentro da urna.

O tema deste ano (2019) é livre, mas com duas condições: o petisco deve custar R$20,00 e a quantidade deve servir três pessoas.

Outra novidade: existe rebaixamento no Comida di Buteco. No ranking geral, os 20% últimos colocados perdem o direito de participar no ano subsequente. Ou seja, aqui no RJ, serão 13 bares dos 66 participantes.

0 comentários: