quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Jever Pilsener


Assim como sinto falta da época da faculdade, também sinto muita falta de quando fazia parte do Grupo Jovem da Paróquia Santo Afonso. Foram quase dois anos que pude ter um contato maior com Deus e renovar minha fé cristã.

Sempre que posso, reencontro os amigos dessa época. Pude encontrar com um casal no Hopfen, quando bebi a Green Cow IPA e Bierland Vienna. No início do ano, outro amigo de Grupo Jovem fez aniversário lá no CSC e fui lá prestigiar o aniversário e, de quebra, provar mais algumas cervejas.

O dia foi destinado para duas pilsens e duas IPAs: Jever Pilsener, Wernesgrüner Pils, Evil Twin Falco IPA e Bodebrown Perigosa Imperial IPA.

A Jever Pilsener já havia provado do amigo Eduardo no dia que conhecemos o CSC, mas resolvi beber com calma, já que meu paladar ainda não tava detonado com o lúpulo das IPAs.

Sempre recorrendo aos sites que visito, desta vez a ajuda veio do Cerveja Que Eu Bebo:

A cervejaria alemã Jever Frisian foi fundada em 1848 e passou por vários perrengues até conseguir se consolidar: após a morte do fundador,  Diedrich König, ela foi vendida para Theodor Fetköter. Algum tempo depois seu filho passou a controlar a cervejaria mas acabou morrendo na Primeira Guerra Mundial e a cervejaria foi vendida novamente em 1922. Foi o primeiro período de sucesso internacional quando então chegou a Segunda Guerra Mundial que atrapalhou as vendas já que, por falta de combustível, a cerveja era vendida apenas na porta da fábrica. Depois do fim da guerra a cervejaria se consolidou e hoje faz parte do grupo Oetker.

Segundo alguns sites, a Jever é a única Pilsener quatro estrelas na Alemanha, de acordo com o Michael Jackson’s World Guide to Beer. O renome de Michael Jackson (que não é o cantor pop) entre os apreciadores de cerveja se iniciou com a publicação de seu livro The World Guide To Beer em 1977. Nesta obra ele avalia e descreve detalhadamente um total de 500 marcas clássicas de cervejas. As cervejas listadas no livro se encontram organizadas em diferentes estilos e categorizadas com base na cultura e tradição das regiões onde elas eram originalmente produzidas.

Cerveja clara, dourada, com espuma branca e de curta duração. No aroma, ela é mais lupulada que muita pilsen por aí. O sabor acompanha o aroma, com a diferença que ela é um pouco mais carbonatada, o que pode incomodar um pouco. Ao final do gole, deixa a boca seca e com um amargo um pouco estranho. Bebendo outro gole, o amargor passa (HU3 HU3).

Conclusão: bem bacana, mas assumo que a cerveja merecia um rótulo melhor. Nâo dá vontade de beber, sinceramente. Se você tiver essa mesma impressão que eu, pode pedir que é uma boa. Diria até que é uma Heineken muito bem melhorada (por favor, não seja puritano, sabemos que são estilos diferentes).

INFORMAÇÕES
Jever Pilsener
Estilo: German Pilsner
Álcool: 4,9%
Cervejaria: Jever
País: Alemanha
Comprada em: Cerveja Social Clube
Preço: Uns R$ 20,00

0 comentários: