segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Brugge Tripel


Faço aniversário em maio. Nessa época, já tinha começado a postar as fotos de cervejas no Facebook. Como há muito tempo não fazia festa, decidi colocar uma carne na churrasqueira, encomendei salgadinhos, muita cerveja gelada no freezer e chamei os amigos. Alguns resolverem me presentear com cervejas e produtos do gênero, como uma tulipa e o livro "1001 Cervejas para Beber Antes de Morrer" (farei um post sobre esse dia mais pra frente).

Uma das amigas que convidei, infelizmente, não pôde estar presente porque justamente no dia da festa ela estava viajando para a Europa. Dias antes tive a oportunidade de encontrá-la e, numa conversa amistosa, surgiu o papo sobre cervejas belgas. Perguntei para ela se poderia trazer uma cerveja do velho continente para mim.

Eu: Pode trazer uma cerveja da Bélgica pra mim?
Ela: Claro! Tem alguma preferência?
Eu: Não! Faz o seguinte: me surpreenda.

Trinta dias depois, marcamos de nos encontrar no Outback e ela me mostra a 'pequena lembrança': um kit da Brugge Tripel. Parecia uma criança ao ganhar um brinquedo novo. Realmente, os belgas sabem fazer cerveja...


Ao que parece, esta cerveja é produzida na cidade de Bruges (em neerlandês Brugge), na Bélgica, capital da província de Flandres Ocidental, na região de Flandres. Bruges é chamada de "Veneza do Norte", por causa de seus inúmeros canais que a cercam ou a atravessam. A cidade apresenta ainda as ruínas de uma fortaleza, bem como moinhos às margens dos canais. Que Deus me permita, um dia, viajar para este lugar e ver tudo isso de perto...


Ao colocar no copo, a cerveja apresentou as seguintes características: cor dourada (um pouco escuro), levemente turva, com espuma branca, densa e de média duração. No aroma, pude apenas notar algo frutado e que também lembrasse mel. O sabor acompanha o aroma, com o álcool bem evidente. Talvez seja por isso que, a cada gole, a cerva deixa na garganta uma sensação aquecida e doce ao mesmo tempo. Carbonatação alta.

CONCLUSÃO DO GRANDE CHICO
Essa cerveja é para iniciantes? Talvez. Quem gosta de bebidas 'quentes' com sabor, pode ser uma porta de entrada
Tem um bom custo-benefício? Se encontrar até uns R$50,00, sim
É fácil de beber? Um pouco
É fácil de encontrar? Aqui no Brasil, muito difícil mesmo. Quase que impossível.
Observações: sinceramente, não poderia ter sido surpreendido de maneira diferente. Só de trazer uma lembrança única, de um lugar a mais de 9 mil quilômetros de distância já é o suficiente. É a típica lembrança que você recebe e que, ao mesmo tempo, é um convite para você conferir aquilo tudo pessoalmente. Sobre a cerveja, é uma experiência bastante agradável, ainda mais no calor (desce redonda).

Quem sabe, um dia, neste blog, eu atualize este post comparando a versão chopp, degustada em Bruges. =D

INFORMAÇÕES
Brugge Tripel
Estilo: Belgian Tripel
Álcool: 8,7%
Cervejaria: Palm
País: Bélgica
Preço: Presente (valeu, Cruges!)



2 comentários:

Unknown disse...

Ola pessoal
Realmente tive o prazer de degustar,tomar e me apaixonar... O cerveja boa!!!
também não sei o preço, pois foi presente da cunhada.
Bom fica a dica vale a pena tomar de novo.

André Baldon Flores disse...

Tive o prazer de experimentar essa cerveja em Brugges e ela é sensacional. MAs o grande problema que aqui no Brasil não a encontro em nenhum lugar para comprá-la. Se souber de algum lugar me avise. Ah, e não deixe de conhecer a cidade de Brugges, muito boa mesmo!