sábado, 11 de janeiro de 2014

Campeonato Brasileiro 2013 - O rebaixamento do Vasco


Pois é, caímos de novo para a segunda divisão do futebol nacional.

Amigos vascaínos, sejamos sinceros: até o torcedor mais esperançoso tinha noção que nosso time era bem limitado para encarar as 38 rodadas do Brasileirão. Era uma equipe para brigar, no máximo, por posições intermediárias. 

Um dia após a fatídica partida entre CAP x VAS, já tinha preparado uma publicação. Só que decidi refazê-la por conta dos problemas que aconteceram nos tribunais, nas chamadas 39ª e 40ª rodadas do Brasileirão 2013.

Sobre o jogo Atlético-PR e Vasco

Um bom início de jogo, com as duas equipes colocando o 'coração na chuteira'. Era evidente o nervosismo: CAP querendo garantir o G3 e o Vasco jogando para fugir da degola. Quando o CAP fez 1 a 0, pimba... briga na arquibancada, jogo paralisado. Pancadaria generalizada, clara tentativa de homicídio, helicóptero em campo, discussão entre dirigentes etc. Ou seja, uma baixaria só em campo. Só que, infelizmente, o show não pode parar e a partida foi reiniciada.

Pelo visto, o confronto entre a Fanáticos (CAP) e FJV (VAS) já estava programada e era só questão de tempo para começar. Com um sistema de segurança pior que o de festa junina de criança, a torcida do CAP partiu em grupo para a área destinada à torcida do Vasco, cercando tanto pela arquibancada quanto pelas saídas de emergência. Para piorar o cenário, a torcida do Vasco estava num canto do estádio que não tinha para onde fugir. Ou seja, era tragédia anunciada.

Sejamos sinceros: muitos membros dessas torcidas organizadas vão para o estádio com o objetivo de brigar. Obviamente, numa situação dessas, o instinto de sobrevivência fala mais alto. Ou vocês acham que os membros da FJV iriam gritar 'sem violência', esperando que os seguranças inúteis resolvessem a situação? A linha de frente da torcida organizada fez o seu papel (e muito bem, diga-se de passagem), ao não deixar que os marginais da Fanáticos não cometessem um massacre de proporções épicas. Tudo bem que do lado vascaíno também não há santos, mas para coibir a ação dos marginais foi preciso chegar ao extremo.

A arquibancada azul era destinada para a torcida do Vasco. 
Certeza mesmo que foi a torcida carioca que iniciou o confronto?

Reinício da partida entre Atlético-PR e Vasco

Desde que o Bom Senso F.C. ganhou força, todas as torcidas aplaudiam a atitude dos jogadores. Todos nós achamos que o calendário atual faz com que os atletas cheguem ao limite físico. A cada rodada, a torcida aplaudia o gesto dos jogadores. E quando o assunto não é melhores condições de trabalho, mas melhores condições para os torcedores, será que há bom senso? Havia mesmo condições de reiniciar a partida após a pancadaria entre os marginais? Afinal de contas, havia familiares de jogadores nas arquibancadas.

Mas, era o jogo da TV e o show não pode parar. Vitória do entretenimento.


Punição para Atlético-PR e Vasco

Não me parece adequado o Vasco ter praticamente a mesma pena que o Atlético-PR, sendo este o mandante da partida. O time paranaense deveria ter uma pena exemplar, por querer organizar um jogo sem o mínimo de segurança.

Punição Atético-PR (mandante): perda de 12 mandos de campo e terá de disputar metade dessas partidas com portões fechados. Também terá de pagar multa de 140 mil reais.

Punição Vasco (visitante): perda oito mandos e  também terá de jogar metade deles com portões fechados, e pagar multa de 80 mil reais.

Aliás, vale destacar que toda e qualquer partida organizada tem que ter a confirmação da CBF. Se a entidade máxima do futebol nacional concordou com o início desta partida, por que ela sairia isenta? A grosso modo, é como se um prédio fosse construído e o engenheiro assinasse a liberação para que fosse utilizado. Só que, meses depois, o prédio apresenta rachaduras e a justiça condensasse o pedreiro da obra.


39ª e 40ª rodadas do Brasileirão 2013

Concordo que toda irregularidade tem que ser julgada. É pra isso que existe um regulamento e ele tem que ser cumprido. Só que o que aconteceu nos dois 'julgamentos' no STJD, sinceramente, foi um teatro muito bem orquestrado, com os advogados de todas as equipes (sem exceção) se promovendo para ganhar mais clientes. O único fato de positivo nessa história é que o STJD seguiu a coerência determinada desde o início, mantendo-se inflexível.

Só que, ao que parece, essa novela não vai acabar tão cedo. Tudo isso por conta das ações judiciais que terão como objetivo devolver os pontos de Portuguesa e Flamengo, rebaixando novamente o Fluminense para a Série B.

Pelo menos o STJD manteve a lógica de não mudar sua decisão no segundo julgamento

Sinceramente? A Portuguesa vacilou (e feio) ao ter escalado o jogador Heverton na última rodada. Só que eles tem um argumento muito válido (e que foi sumariamente ignorado pelo STJD): a CBF determinou que os clubes consultassem um sistema da entidade para verificar se o jogador está apto a jogar pelo clube deste setembro deste ano. Como Heverton foi expulso na 36ª rodada, ele não estaria apto para jogar a 37ª rodada. Todo mundo que entende o mínimo de futebol sabe disso. SÓ QUE a CBF só foi publicar o resultado do julgamento após o fim do campeonato.

Portuguesa se aproveitou do erro? Sim, tem que pagar pelo erro.
A CBF está errada? Sim, então ela que arque com as consequências.
Se os dois estão errados, por que a Portuguesa foi culpada e a CBF sai como inocente?

Sobre o Flamengo, raciocínio semelhante. André Santos foi expulso na final da Copa do Brasil e, nestes casos, o jogador cumpre a punição em competição semelhante. Na rodada seguinte, ele não foi nem escalado pelo time carioca. Só que, novamente, a CBF demorou para julgar o caso.

Então, novamente as mesmas perguntas
Flamengo se aproveitou do erro? Não, mas se antecipou.
A CBF está errada? Também não, mas demorou muito para julgar o caso.
Por que então o Flamengo saiu como culpado e a CBF sai como inocente novamente?

 


Futuro do futebol nacional

Singela opinião que comento com meus amigos desde quando o campeonato acabou: não vai ter Brasileirão 2014 com 20 clubes. Ninguém será rebaixado e teremos uma João Havelange II (ou Mandela 2014, como gosto de citar esse campeonato zoeira que está para acontecer).

A CBF deu um tiro no próprio pé ao não reconhecer seus erros e por não imaginar que essa história iria 'longe demais'. Com o calendário apertado que teremos neste ano, é impraticável um calendário com 38 rodadas. Isso sem contar com a Copa do Brasil, já que os 'jênius' inventaram de colocar este campeonato até novembro.

Se vai 'pegar mal' para o futebol nacional, na boa mesmo, as 'cabeças pensantes' deveriam elaborar regras mais rígidas e eficazes para evitar que isso aconteça. Julgamentos mais simples e rápidos para impedir erros na escalação. Engraçado ver que temos rodadas a cada fim de semana, mas os julgamentos não são realizados após as partidas. Existe um 'lag' e, para quem joga online, qualquer 'lag' pode valer um red shot ou uma batida :P



0 comentários: