quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Ballast Point IPA Big Eye


Primeira visita ao Cerveja Social Clube. Um calor arrebatador e que merecia uma IPA para amenizar mais um dia de trabalho. Convoquei meu amigo contemporâneo de UERJ para conhecer o local, já que seria moleza pra ele, que mora a menos de cinco minutos de lá.

Enquanto ele ficou nas lagers, fui em duas IPAs que todo mundo fala bem e que passo até vergonha quando falo que nunca bebi: Ballast Point Big Eye e BrewDog Hardcore IPA.

Começando pela Big Eye, recorri aos bons textos do blog "O Contador de Cervejas" para me auxiliar nesta missão

A Ballast Point surgiu do sonho de um estudante, Jack White, que já nos tempos da faculdade produzia suas próprias cervejas no quintal de casa. Logo após se formar, dadas as dificuldades da época para comprar insumos em San Diego na California, Jack uniu-se à Yuseff Cherney, também homebrewer, e montou uma pequena loja. Da loja surgiu então em 1996 a cervejaria. De lá para cá a Ballast Point cresceu tornando-se a 3˚ maior cervejaria artesanal da cidade e a 46˚ maior do país. Além de cervejas a Ballast produz também artesanalmente gin, rum e vodka.

Ao colocar no copo, a cerveja apresentou as seguintes características: cor alaranjada, espuma cremosa e de curta duração. Fica só uma fina camada até acabar o copo. Beleza de cerveja. No aroma, bastante lúpulo, lembrando frutas cítricas. O sabor acompanha o aroma, sendo uma cerveja com bom amargor e que é ligeramente picante, mas nada que incomode. Ah, ela deixa a boca seca a cada gole. Carbonatação média e o álcool não é exagerado.

CONCLUSÃO DO GRANDE CHICO
Essa cerveja é para iniciantes? Sim. Entretanto, não deve ser a primeira cerveja deste estilo que você deve provar. Procure outras menos 'amargas' (lupuladas)
Tem um bom custo-benefício? Sim
É fácil de beber? Mais ou menos
É fácil de encontrar? Mais ou menos, em bares especializados
Observações:  que cerveja, meus amigos! Uma excelente IPA. Vale muito a pena. Pena que estava comendo amendoim, pois essa cerva merece um acompanhamento a altura.

INFORMAÇÕES
Ballast Point IPA Big Eye
Estilo: India Pale Ale (IPA)
Álcool: 7,0%
Cervejaria: Ballast Point
País: Estados Unidos
Comprada em: Cerveja Social Clube
Preço: Uns R$ 23,00

0 comentários: