quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Brooklyner Wheat Beer


Aproveitei este recesso de fim do ano para (enfim) estudar um pouco sobre o processo de elaboração de cervejas artesanais. Interessante ver que, assim como qualquer alimento, a cerveja pode mudar completamente com a mínima variação de seus ingredientes básicos (segundo a Lei de Pureza Alemã): aguá, malte de cevada, lúpulo e levedura.

Nessa mar de possibilidades é que surgem as tais escolas cervejeiras. Por exemplo, a escola americana, geralmente, preferem cervejas mais lupuladas e menos doces, ao contrário da escola belga (menos lupuladas e mais doces). 

Por essas e outras que acho interessante quando uma cervejaria de uma escola decide fazer uma receita característica de outra. Pra mim, é como se fosse mineiro querendo fazer feijoada, curitibano fazendo vatapá ou paraibano fazendo churrasco: pode sair coisa boa, mas nada melhor do que comer feijoada no Rio, vatapá na Bahia ou churrasco no Sul ou MG. Foi nessa curiosidade que me fez ir até o Hopfen para provar a Brooklyner Wheat Beer, cerveja americana com cara alemã.

Sem mais delongas, um interessante histórico da cervejaria, extraído do site Have a nice beer:

Tudo começou quando Steve Hindy, então um correspondente internacional, trabalhando para a Associated Press, foi designado para cobrir o Oriente Médio. Durante seis anos, morou em países islâmicos como Kuwait e Arábia Saudita, onde o consumo de bebidas alcoólicas era proibido. Para aplacar sua sede, contava com a ajuda de diplomatas que faziam cerveja em casa e ficou fascinado com o estranho habito.

Quando voltou aos Estados Unidos, em 1984, trouxe o vício do homebrewing de volta para casa. Se instalou no Brooklyn, que, durante o século 19, foi um dos maiores centros cervejeiros do país.

Talvez inspirado pelo passado, começou a sonhar em abrir sua própria cervejaria, junto com o seu vizinho do andar de baixo, Tom, então um banqueiro que avalizava empréstimos bancários. Resolveu largar seu emprego e em 1998 nascia a Brooklyn Brewery.

Cerveja amarelada, com espuma de curta duração e levemente turva (se compararmos com outras cervas de trigo, ela é quase translúcida mesmo). O aroma é bem característico das cervas de trigo, mas nada que seja evidente e que mereça destaque. No sabor é que ela se destaca mais, sendo bem cítrica para o seu tipo, com o sabor de banana (fato interessante) e do lúpulo ficando bem em segundo plano. Carbonatação média.

Conclusão: Oooooooolha, o ponto negativo dela é que eu a achei um pouco aguada. No calor e geladinha, é uma cerva que desce redondo. Por terem reduzido esse sabor de banana, encaixa muito bem com o nosso clima. Pode ir na fé, mas não esperem nada diferenciado.

INFORMAÇÕES
Brooklyner Wheat Beer
Estilo: German Weizen
Álcool: 5,0%
Cervejaria: Brooklyn Brewery
País: Estados Unidos
Comprada em: Hopfen Cervejas Especiais
Preço: Não Lembro! Aeeee! \o/

0 comentários: