domingo, 19 de janeiro de 2014

Evil Twin Molotov Cocktail


Coquetel Molotov: bomba incendiária de fabricação caseira, composta por uma garrafa cheia de combustível com um pavio no gargalo. 

Voltando lá trás, onde tudo começou, lembro-me das histórias sobre Penedo e de como a colônia finlandesa se instalou na serra fluminense. Durante minha visita ao Museu Finlandês é que fiquei sabendo sobre a Guerra de Inverno, quando a União Soviética atacou a Finlândia, três meses após o início da Segunda Guerra Mundial. A região onde se desenvolveu o confronto foi no Istmo da Carélia, localizado a sudeste da Finlândia. O fato curioso é que os primeiros colonos finlandeses a desembarcarem do Brasil eram justamente desta região, que hoje pertence a Rússia.

Pois bem, o nome Coquetel Molotov deriva do diplomata soviético Vyacheslav Mikhailovich Molotov, atribuído, por ironia, pelos finlandeses durante a Guerra de Inverno. O então comissário de Relações Exteriores afirmou em programas de rádio que os soviéticos não estavam jogando bombas sobre os finlandeses, e sim lhes fornecendo alimentos. Esses últimos passaram a chamar suas bombas de cesto de pães de Molotov, e a denominar suas bombas artesanais de "Coquetéis Molotov".


E é 'em homenagem' a este artefato que a cervejaria dinamarquesa Evil Twin tirou a 'ideia maldita' de fazer uma cerveja. Por que ideia maldita? Vou explicar a seguir. 

Mas antes, um pouco sobre a cervejaria, novamente com o auxílio do blog O Contador de Cervejas

Evil Twin (gêmeo diabólico, em inglês), tem seu nome por ser seu fundador, Jeppe Jarnit-Bjergsø, irmão gêmeo de Mikkel Borg Bjergsø, fundador da celebrada cervejaria Mikkeller. Além disso, Jeppe adotou rigorosamente o mesmo esquema de produção da cervejaria do seu irmão: é uma cervejaria cigana. Ou seja, não tem fábrica e produz sempre em cervejarias parceiras. Atualmente morando em Nova York, Jeppe produz suas loucuras tanto no velho continente como nos Estados Unidos. Essa Molotov Cocktail foi por exemplo produzida na Cervejaria Two Roads da cidade de Stratford em Connecticut, nordeste dos Estados Unidos.

Cerveja de coloração âmbar bem escuro, ligeiramente translúcida, com espuma branca e de média duração. No aroma, predomina mais algo cítrico (que lembra principalmente laranja) e álcool, muito álcool. No sabor, dá pra notar um pouco de dulçor e o amargor do lúpulo. O primeiro gole dela até que realmente é bom, desce fácil. Mas com o tempo, o álcool sobressai, fica muito evidente, ao ponto de tornar a cerveja um desafio para os fortes. 

Conclusão: é uma bela porrada, viu? É a primeira vez que compro uma cerveja e que não consigo beber por completo. O álcool fica muito assertivo no final, matando o prazer de degustá-la. Mas, se você estiver naqueles dias de 'beber para esquecer os problemas', é uma boa pedida. Se você estiver com alguém, encare o desafio e peça uma ampola... e dois copos. :)

INFORMAÇÕES
Evil Twin Molotov Cocktail
Estilo: Imperial / Double IPA 
Álcool: 13,0%
Cervejaria: Evil Twin Brewing
País: Dinamarca
Comprada em: Hopfen Cervejas Especiais
Preço: Uns R$ 25,00

0 comentários: