sábado, 4 de janeiro de 2014

Colorado Titãs


Não pude ir ao Mondial de La Bière Rio, realizado de 14 a 17 de novembro na Praça Onze. Primeiramente, o festival estava agendado para ser realizado no Espaço Ação Cidadania, pertinho do Hospital dos Servidores. Só que com a demolição da Perimetral e com as obras do Porto Maravilha, foi transferido para o Terreirão do Samba.

Infelizmente, não fui por estar com uma alergia monstro. Não sentia sabor de nada. Toda bebida pra mim descia igual água. Como diz o Sr Omar, do seriado Todo Mundo Odeia Cris: Trágico, trágico.

Conheço muita gente (mas muita gente mesmo) que foi ao evento. Todos me disseram que estava muito cheio, muito quente (acho que menos na 6a feira, único dia que o clima estava mais ameno) e uma certa desorganização, principalmente quando se tratava de alimentação e disponibilidade de fichas (parece que as fichas de R$ 1,00 eram mais raras que um trevo de quatro folhas.

Uma das cervejas lançadas no evento foi a Colorado Titãs, que foi algo de bastante repercussão na mídia. Existem zilhares de textos na internet falando sobre este lançamento. Escolhi o do site Caçadores de Cerveja para explicar um pouco sobre a origem da ideia:

Em clima de comemoração pelos 30 anos do primeiro disco, a banda Titãs lança seu próprio rótulo de cerveja. Para assegurar o DNA roqueiro e a identidade brasileira do grupo, a cervejaria Colorado foi recrutada para criar a receita. O resultado é uma Brown Ale com toque de laranja, inspirada na tradição britânica de fazer rock e cerveja, mas com charme nacional. 

A união dos Titãs com a Colorado foi idealizada pelo escritório officinatres, responsável pela administração da banda. Além de sugerir o investimento no licenciamento de produtos, a consultoria identificou a cervejaria com perfil adequado ao projeto. “Vimos a oportunidade de juntar duas empresas que têm a mesma atitude e posicionamento de mercado. Esta cerveja vem para coroar os 30 anos do disco Titãs! É para fãs, roqueiros, cervejeiros e todo mundo que acredita que duas empresas possam atravessar anos mantendo suas raízes”, defende Cristina Soares, sócia da officinatres.

As canções e trajetória dos Titãs foram inspiração para definir o conceito da cerveja. “Nosso processo de criação foi muito colaborativo, imagino que talvez tenha se assemelhado à composição de uma música”, conta Ronaldo Nascimento, presidente da Colorado. “Buscamos um estilo da terra do rock, uma Brown Ale, mas com um toque de ousadia brasileiro, próprio da atitude da banda, que tem muita personalidade, não se rende a modismos e continua autêntica depois de tanto tempo, assim como a Colorado sempre faz”, completa.

Cervejaria Colorado
Fundada em 1995, a Cervejaria Colorado se orgulha em manter viva e ao mesmo tempo renovar a antiga tradição cervejeira da cidade de Ribeirão Preto. Em nossa fábrica o toque do mestre-cervejeiro e a rigorosa seleção das melhores matérias-primas se unem para proporcionar aos apreciadores da boa cerveja uma gratificante e original experiência. Toda água utilizada na fabricação da Cerveja e do Chope Colorado é captada do aquífero Guarany, uma das maiores e mais puras reservas de água doce do mundo.
Em julho de 2015, a Companhia de Bebidas das Américas (Ambev) confirmou a compra da cervejaria artesanal Colorado, deixando todos do segmento de cabelos em pé. Afinal de contas, a Colorado sempre foi considerada como uma das maiores cervejarias nacionais.

Trata-se de uma cerveja escura (um marrom bem escuro), espuma um pouco bege e de media duração. No aroma, a laranja predomina, deixando o malte torrado em segundo plano. O sabor acompanha o aroma. Interessante ver a 'brincadeira' que a Colorado fez com o paladar de quem bebe essa cerva: ao mesmo tempo que você sente o gosto de laranja, também dá pra sentir o gosto de malte torrado e chocolate. O álcool fica muito bem escondido nessa cerva, mal dá para notar.


Conclusão: olha, como já disse em alguns posts anteriores, eu não gosto de provar cervejas amplamente divulgadas porque simplesmente eu crio expectativa e, quando provo, não acho grandes coisas. Só que essa Colorado é muito boa, viu. Em um dia mais ameno, desce redondinha.

INFORMAÇÕES
Colorado Titãs
Estilo: English Brown Ale
Álcool: 5,5%
Cervejaria: Cervejaria Colorado
País: Brasil
Comprada em: Hopfen Cervejas Especiais
Preço: Uns R$ 25,00

0 comentários: