segunda-feira, 10 de junho de 2013

Daft Punk - Random Access Memories


O primeiro contato que tive com o som da dupla francesa foi no anime "Interstella 5555: The 5tory of the 5ecret 5tar 5ystem", produzido em conjunto com Toei Animation. Lembram da música "One More Time", que tocou nas rádios exaustivamente? Então, essa música faz parte da trilha sonora deste filme, que nada mais é do que uma realização visual do álbum "Discovery". Aliás, vale lembrar que este filme não tem falas, o que o torna ainda mais interessante.

Muito se falou no lançamento do último álbum do Daft Punk, Random Access Memories. Durante as conversas diárias que tenho com a turma do grupo Brazil With Lasers, Matheus Araújo e Carlos Lins comentavam sobre as novas músicas. Tirei uma noite para ouví-las e, de certa forma, gostei do resultado final.

Já começo afirmando que Random Access Memory é um álbum indispensável para se ter em casa ou no porta-luvas de seu carro. É um CD que deixa um pouco a música eletrônica de lado e mescla de forma primorosa outros estilos, como soul, disco, rock e com um suíngue que te embala do início ao fim.

Se nos três CDs anteriores (Homework, Discovery e Human After All) o enfoque era mais a música eletrônica, Random Access Memories está mais voltado para o lado pop e resgata estilos do passado. É como se entrássemos num DeLorean e levados para a década de 70 e 80. Sinceramente, o que esse CD menos tem é música eletrônica. 

Ao chegar na 13ª e última música (que, aliás, é a mais fraca de todas), a sensação (boa) que fica é a de "quero mais". Random Access Memories prova que o melhor da música está no passado, nos ritmos que já foram criados, quando a música era feita com amor, sem a pressão das gravadoras e todo aquele papo sobre capitalismo.

Definitivamente, nasci na década errada. Precisava ter nascido uns dez anos atrás para ter minha adolescência na década de 80 e curtir os vinis com as melhores músicas que já foram criadas.

Selecionei a faixa que mais gostei, Get Lucky. Enjoy!



Atualizado em 22/06/2013
Atendendo a pedidos, segue abaixo o CD completo para ouvir no Youtube. Agora sim! =D

3 comentários:

Unknown disse...

Não é mera coincidência o álbum já abrir com uma música que chama "Give Life back to Music"... essa era a ideia e eles conseguiram com perfeição!

Matheus Araújo disse...

Esse é o típico álbum onde a gente começa ouvindo uma música, depois escuta mais uma, mais outra e quando vê já se foi metade do disco. A primeira faixa é um belo cartão de visitas para o restante do CD.

Leopoldino disse...

Boa indicação!
O Matheus disse o que percebi agora... já estou no fin al do disco.
Muito agradável!