domingo, 16 de junho de 2013

Copa das Confederações 2013 - O primeiro jogo



Confesso a vocês que o gol do Neymar Jr, aos 3 minutos do primeiro tempo, me surpreendeu de forma positiva. Quem vem conversando comigo durante estes últimos anos sabe o quanto sou pessimista com essa seleção para a Copa das Confederações e para a Copa do Mundo. Afinal de contas, esse mesmo treinador que comanda a seleção hoje, 9 meses atrás foi demitido do Palmeiras, rebaixado para a Série B.

Antes de falar do jogo, alguns fatos não podem ser ignorados. A começar pela manifestação fora do estádio, contra os gastos para a realização do evento. Obviamente, policiais militares utilizaram a força que lhes é permitida, com bombas de gás, tiros de balas de borracha e spray de pimenta para dispersar a multidão. Aliás, rolou até um atropelamento de um manifestante, atitude deprimente do policial. Claro que esse tipo de protesto é muito bem vindo e mostra que o povo cansou de reclamar no Facebook e está começando a ir às ruas, mas creio que veio tarde demais. O circo já estava pronto e a plateia estava com ingresso na mão. 



Depois de assistir uma cerimônia de abertura bem fraca (vale lembrar que os ensaios para a cerimônia da Copa do Mundo ainda não começaram), veio o momento chave deste primeiro jogo: a sonora vaia para a presidente Dilma Rousseff, que piorou ainda mais quando Joseph Blatter perguntou aonde estava o fair play do brasileiro. Sinceramente, com tudo que vem acontecendo no Brasil, quem faltou com o fair play foi o próprio governo.


Sobre o jogo: mesmo sob desconfiança geral, a seleção conseguiu ganhar de 3x0, onde ficou evidente que houve uma evolução tática. Ponto para comissão técnica. Mesmo assim, esse placar dilatado pode enganar muita gente, mais pelo fato do primeiro gol ter saído aos 3 minutos da etapa inicial. Nenhum adversário está preparado para jogar uma partida inicial de campeonato, contra os donos da casa, com um gol de desvantagem logo no início. Mesmo assim, a seleção japonesa fez um jogo bem burocrático até o fim do primeiro tempo, ocupando os espaços e não deixando a tática do Felipão decolar. Se tivesse mais uns 2 jogadores de qualidade, o caldo poderia entornar.

O esquema apresentado hoje é bem interessante e eficaz, com Luiz Gustavo e Paulinho como volantes, Neymar, Oscar e Kulk como centroavantes e Fred como homem-gol, em um 4-2-3-1 bem ofensivo, onde cinco jogadores podem chegar ao ataque com total facilidade. 

Surpreendeu. Três pontos para a conta que, sinceramente, serão úteis para passar à próxima fase.


0 comentários: