quarta-feira, 19 de junho de 2013

Copa das Confederações 2013 - O "Novo" Maracanã


Depois de todas as polêmicas que envolveram sua reforma, enfim, o Maracanã iria sediar seu primeiro jogo na Copa das Confederações. Quando foi vinculado na imprensa que a venda de ingressos ia começar, pensei duas vezes em garantir o meu lugar, muito pelo fato da maneira que esta reforma foi realizada. Afinal de contas, com dois anos para as Olimpíadas no Rio de Janeiro, perderíamos um centro de treinamento de atletismo (Estádio Célio de Barros), polo aquático e saltos ornamentais (Parque Júlio Delamare), além de uma escola que leva o nome do maior artilheiro que o Brasil já teve (Escola Municipal Friedenreich). Entretanto, por gostar muito de futebol, acabei cedendo a vontade de assistir dois jogos internacionais (Itália x México e Espanha x Taiti) bem ao lado de casa.

Optamos por ir de metrô, pois era o meio de transporte que deixava mais perto do estádio. Aliás, todas as informações davam que a estação mais próxima do setor verde (que fica ao lado do antigo Museu do Índio) era a Estação São Cristóvão. Pura bobagem e tentativa de não congestionar a Estação Maracanã, esta sim, mais próxima do setor que deveria entrar.

Ao contrário do que víamos antes da reforma, está muito mais fácil entrar e sair do estádio. Dentre as melhorias que pude observar, como mero espectador do setor mais barato, posso destacar os corredores bem iluminados, os banheiros que tinham até Listerine a disposição, assentos confortáveis e visão completa de todo o campo. Agora, a acústica e a redução das dimensões do campo fizeram com que perdesse um pouco do charme do "Maior do Mundo" (que não é o maior já faz tempo, convenhamos). 

Um problema que vi em alguns comentários no Facebook e em alguns sites é o preço cobrado nos bares dentro do estádio. Sinceramente, não vi nenhuma cobrança exagerada. A pipoca, por exemplo, sai por 10 reais, mas é um pacote que se assemelha a um pacote médio de pipoca de cinema. Cerveja então cobra-se 9 reais, mas você ganha um copo de lembrança do evento (da Brahma ou Budweiser) a cada latão que compra. O que poderiam fazer é, com o copo do evento, você poderia optar por comprar só a cerveja e pagar mais barato. Aí sim, seria mais justo.

Sobre o jogo entre Itália e México, este foi o primeiro jogo entre seleções que tive a oportunidade de assistir. A Itália tem um time muito bem estruturado e com tática bem definida, ao contrário do México, que era uma equipe bem apática em campo e com um goleiro muito fraco. Claro que a falta cobrada por Pirlo foi uma obra de arte e pouquíssimos goleiros chegariam na bola, mas o Corona recolheu os braços antes mesmo da bola chegar, já desistindo do lance antes mesmo de sua conclusão. Tudo bem que o México chegou a empatar o jogo, mas depois do gol de Balotelli, a equipe se entregou.

Sendo assim, parece que a Itália vai decidir seu destino na Copa das Confederações contra o Brasil, em Salvador, no dia 22 de junho.


0 comentários: