domingo, 3 de janeiro de 2016

Polar Export


Quem me conhece, sabe que não curto muito essa história de viajar. Além de ter um medo danado de pegar a estrada e de aviões (só na decolagem, é claro), a organização de um roteiro é tão cansativa e estressante que me faz querer desistir da ideia. É um pavor que me congela, que não me faz ter interesse.

O fato curioso é que incluir no roteiro visitas a cervejarias e/ou experimentar novas cervejas ajudou no meu interesse em viajar pelo Brasil e para o exterior. Foi assim que resolvemos viajar neste fim de ano pela Região dos Lagos: conhecendo novas praias e degustando novas cervejas. 

Ao todo, foram cinco cervejas inéditas: Antárctica Cristal, Birra del Borgo ReAle, Birra del Borgo My Antonia, Noi Bionda Oro, Búzios Geribá e Polar Export, a cerveja de hoje.

Cervejaria Polar
Hoje é praticamente impossível pronunciar juntas as palavras “cerveja” e “gaúcha” e não pensar em uma garrafa transpirante com o rótulo da Polar, orgulhosamente ostentando as cores da bandeira do Rio Grande do Sul.
Estabelecida em Estrela, a fábrica fundada por Júlio Diehl teve filiais em Guaporé e Porto Alegre. A empresa mudou de nome e dono ao longo das décadas – o nome Cervejaria Polar S/A foi adotado em 1969. Em 1972, a companhia foi comprada pela Antárctica. A fábrica original de Estrela já não está ativa, mas a marca segue firme, sob controle acionário da AmBev desde 1999. Aliás, vale lembrar que a Polar é a maior e mais antiga marca regional da AmBev.

Ao colocar no copo, a cerveja apresentou as seguintes características: cor dourada, translúcida, com espuma de curta formação e duração. O aroma é bem suave, com notas de malte. Sabor acompanha o aroma, com a adição de um leve amargor. Não é uma cerveja ácida no paladar, mas também não é uma cerveja maltada. É simples, porém objetiva no que se propõe. Retrogosto ligeiramente adocicado, mas que não compromete, ajudando na degustação. Carbonatação média. Corpo leve. Álcool na medida.

CONCLUSÃO DO GRANDE CHICO
Essa cerveja é para iniciantes? Sim, é do mesmo estilo das cervejas populares
Tem um bom custo-benefício? Sim.
É fácil de beber? Sim, muito fácil.
É fácil de encontrar? Fora do Rio Grande do Sul, em poucos supermercados e/ou lojas de conveniência.
Observações: aqui no RJ, a galera prefere Brahma ou Antárctica. Em SP, a preferida é a Kaiser. Em Brasília, a turma prefere Skol. Já no RS, a cerveja 'padrão' é a Polar. Se pudesse comparar com as preferidas nas capitais, a Polar sairia ganhando, pois sua acidez é menor. Se achar uma garrafa a um preço parecido com a sua cerveja favorita, dê uma chance e leve pra casa, porque vale o investimento.

INFORMAÇÕES
Polar Export
Estilo: Standard American Lager
Álcool: 5,0%
Cervejaria: AmBev
País: Brasil
Comprada em: Caipirâo do Milho - Rio das Ostras
Preço: Uns R$ 5,00

Curiosidade: apesar desta cerva aparecer pela primeira vez no blog somente agora, já havia degustado a Polar Export em 2013, quando uma amiga viajou para Gramado e trouxe uma garrafa de recordação. É claro que a garrafa está aqui, guardada no meu quarto, mas não fiz a análise porque simplesmente apaguei a foto por um descuido. Por isso que são 5 cervejas inéditas e 6 na listagem.
Me desculpa, Mari... =(

0 comentários: