segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

Degustação Suicida #3 - Colônia Negra Stout


Porque o mundo não é feito somente de boas cervejas!
Chegou a hora de iniciar mais uma saga: Degustação Suicida #3

A galera do Facebook sugeriu diversos rótulos, interagiu bastante e isso foi realmente gratificante. Gostaria de deixar aqui toda minha gratidão a todos que valorizam este meu hobby. Muito obrigado a todos.

Desta vez, o tema foi cervejas 'pretas' e escolhi quatro rótulos: Zebu, Itaipava Malzbier, Guitt's Malzebier e Colônia Negra, a cerveja de hoje

Cervejaria Colônia
Tudo começou com Jaime Nelson Gatto, que após muitos anos de trabalho ao lado do pai e de um tio em uma distribuidora de bebidas, resolveu em 1994 viajar e adquirir equipamentos usados de unidades desativadas das grandes cervejarias do país. Em dois anos, ele conseguiu montar a própria fábrica de cervejas.

Primeiro surgiu a famosa cerveja Xingú que, inicialmente, tinha como foco o mercado americano e conquistou sucesso internacional. Em 1998, já com Saul Brandalise Júnior incorporado à empresa e com todas as experiências, adquiriu-se domínio da tecnologia cervejeira e o produto ficou tão bom e qualificado que merecia uma nova marca, sendo então intitulada de Cerveja Colônia, em alusão à cidade de Colônia, localizada na Alemanha.

A INAB também atua no mercado externo, exportando a cerveja Colônia, Sambadoro e Stell para o Paraguai, Bolívia, Angola e Guiana Francesa.


A cerveja em si

Ao colocar no copo, a cerveja apresentou as seguintes características: cor preta, turva, com espuma de curta formação e duração. No aroma, café e um dulçor que parecia caramelo. Tinha também malte torrado, mas bem pouco. No sabor, o café predomina, com as notas de torrado e de caramelo bem tênues. O retrogosto dela é uma mistura de café com malte torrado, deixando a boca meio seca a cada gole. Carbonatação baixa. Corpo leve/médio. Álcool bem presente. 

CONCLUSÃO DO GRANDE CHICO
Essa cerveja é para iniciantes? Sim. Boa porta de entrada para você descobrir novos sabores por um custo irrisório. 
Tem um bom custo-benefício? Sim
É fácil de beber? Sim
É fácil de encontrar? Sim, em supermercados.
Observações: novamente, fui surpreendido. Assim como a Zebu, é uma cerveja boa e barata. Se você acha que toda cerveja escura é doce, hora de quebrar paradigmas e provar a Colonia Negra Stout. Vale o investimento.

INFORMAÇÕES
Colônia Negra Stout
Estilo: Dry Stout  
Álcool: 6,0%
Cervejaria: INAB - Indústria Nacional de Bebidas
País: Brasil
Comprada em: Supermercados Prezunic
Preço: Uns R$ 3,00

"Nós cuidamos de você", frase escrita na 'camisinha' da Colônia Negra Stout

0 comentários: