terça-feira, 12 de janeiro de 2016

Weltenburger Kloster Anno 1050


Sobre a Weltenburger Kloster Brauerei
A Weltenburger é mais uma das cervejarias europeias com origens nas ordens monásticas.
A abadia de Weltenburger foi fundada por monges de origem irlandesa enviados por São Columbano em suas missões evangelizadoras no início do século VII. Estabelecida sobre uma antiga fortaleza militar romana, sua data de fundação é estimada por volta do ano de 620, sendo a mais antiga abadia alemã. Localizada às margenss do Rio Danúbio, perto da cidade de Kelheim, coração da Bavária, é um dos cartões postais bávaros não só pela privilegiada localização, uma belíssima curva do rio, como também pela arquitetura barroca que leva a assinatura dos famosos irmãos Asam. 
A produção de cerveja teve início no ano de 1050 como forma de santificação dos monges e também como fonte de renda para sua atividades. A abadia ainda funciona seguindo os estritos princípios monásticos estabelecidos por São Benedito: “ora et labora”.

A cerveja em si

Ao colocar no copo, a cerveja apresentou as seguintes características: cor dourada, translúcida, com espuma de média formação e duração. No aroma, nada de doce ou amargor, apenas o malte. Bem simples. Sabor acompanha o aroma, com um amargor do lúpulo tão suave, mas tão suave que quase não dá pra perceber. Retrogosto ligeiramente adocicado (talvez um dulçor do próprio malte), mas que não incomoda em nada. Corpo leve (um pouco aguada). Carbonatação média. Álcool na medida.

CONCLUSÃO DO GRANDE CHICO
Essa cerveja é para iniciantes? Sim, é uma cerveja com um 'grau acima' das cervejas populares. 
Tem um bom custo-benefício? Mais ou menos.
É fácil de beber? Sim.
É fácil de encontrar? Sim, em supermercados e bares especializados.
Observações: a Petrópolis cometeu um grave erro ao colocar no rótulo que a cerveja era 'Tipo Abadia'. É forçar muito a barra pra tentar vender um produto diferenciado. Fora isso, é uma boa cerveja para dar uma 'incrementada' na geladeira. O único problema é o custo-benefício. De vez em quando ela entra em promoção. Aí sim, vale a pena levar umas garrafas pra casa.

INFORMAÇÕES
Weltenburger Kloster Anno 1050
Estilo: Oktoberfest/Marzen
Álcool: 5,5%
Cervejaria: Cervejaria Petrópolis
País: Alemanha
Comprada em: Degustação (valeu Bruno!)
Preço: Uns R$ 12,00

Curiosidades: desde 2010, o Grupo Petrópolis é responsável pela fabricação das cerveja Weltenburger aqui no Brasil.

0 comentários: