segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

Birra del Borgo My Antonia


Quem me conhece, sabe que não curto muito essa história de viajar. Além de ter um medo danado de pegar a estrada e de aviões (só na decolagem, é claro), a organização de um roteiro é tão cansativa e estressante que me faz querer desistir da ideia. É um pavor que me congela, que não me faz ter interesse.

O fato curioso é que incluir no roteiro visitas a cervejarias e/ou experimentar novas cervejas ajudou no meu interesse em viajar pelo Brasil e para o exterior. Foi assim que resolvemos viajar neste fim de ano pela Região dos Lagos: conhecendo novas praias e degustando novas cervejas.

Ao todo, foram cinco cervejas inéditas: Noi Bionda Oro, Búzios Geribá, Polar Export, Antárctica Cristal, Birra del Borgo Re Ale e Birra del Borgo My Antonia, a cerveja de hoje.

Birra del Borgo
A Birra del Borgo, “cerveja da aldeia” na tradução literal, é conhecida no mundo por contribuir para a criação da filosofia das cervejas italianas, que inclui ingredientes locais em produções clássicas. Isso resulta em cervejas inventivas e únicas.
Em meados de 1999, Leonardo Di Vincenzo, até então estudante de bioquímica, decide começar a fabricar cerveja caseira por diversão. Entretanto, aos poucos, a diversão começou a ficar um tanto quanto séria e o que era apenas um passatempo, passa a ser um trabalho. Neste momento uma decisão precisar ser feita: dar continuidade aos estudos ou entrar de vez no mercado cervejeiro.
Desde sua sábia escolha, a Birra del Borgo já foi eleita a Melhor Cervejaria Italiana pelo RateBeer por três anos consecutivos – 2013, 2014 e 2015 – e também pela Italian Beer Awards.

Ao colocar no copo, a cerveja apresentou as seguintes características: cor dourada, turva, com espuma de média formação e duração. Durante toda a degustação, ficou uma boa camada de espuma no copo. Junto com a garrafa, a apresentação é excelente. No aroma, as notas cítricas (maracujá e laranja) são predominantes. É uma cerveja tão cheirosa que te convida a tomar um gole. No sabor, o amargor também é o destaque, com as mesmas notas cítricas e um dulçor lembrando mel bem suave, ajudando na degustação. No retrogosto, pra 'variar', frutas cítricas. Corpo médio. Álcool bem assertivo, mas não é tão agressivo.

CONCLUSÃO DO GRANDE CHICO
Essa cerveja é para iniciantes? Não. É uma 'escala acima' para quem está começando a gostar cervejas lupuladas/amargas. Entretanto, acredito que a experiência seja válida.
Tem um bom custo-benefício? Sim
É fácil de beber? Sim
É fácil de encontrar? Não, somente em bares especializados.
Observações: totalmente excelente, senhoras e senhores! Com um amargor de dar água na boca do início ao fim, esta cerveja é uma das melhores que já bebi até hoje. Vale (e muito) o investimento.

INFORMAÇÕES
Birra del Borgo My Antonia
Estilo: Imperial Pils/Strong Pale Lager
Álcool: 7,5%
Cervejaria: Birra del Borgo / Dogfish Head
País: Itália
Comprada em: Caipirão do Milho - Rio das Ostras
Preço: Uns R$ 17,00

Curiosidade: Essa Lager é resultado da parceria entra a Birra del Borgo com a americana Dog Fish Head


0 comentários: