quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Wensky Red Weizen


Certa vez, comentei aqui no blog da quantidade de amigos que fiz através da internet. São tantos que considero até uma missão impossível contabilizar. De jogos online a fóruns. De redes sociais a comunidades. Não importa a maneira que os conheço: assim como os amigos que conheço 'na vida real', os que conheço no 'mundo virtual' também tem o mesmo valor para mim. 

Além do mais, assim que conhecemos alguém, a primeira coisa que fazemos é adicionar esta pessoa no WhatsApp e Facebook e o contato diário passa a ser por redes sociais. No fim, o desenrolar desta amizade acaba sendo mais virtual do que real.

Pois bem. Em uma bela terça-feira, combinei com uma amiga que conheci virtualmente para bebermos algumas cervejas. Depois de romper a barreira da timidez e conversar sobre diversos assuntos aleatórios, era a hora de escolher as cervas da noite. Optamos por três: Colorado Titãs (já comentada por aqui), Peripécia e Wensky Red Weizen. 

Começando pela Wensky Red Weizen: a cerveja apresentou uma cor âmbar bem fechado (parecendo caramelo), opaca, com espuma de alta formação e média duração. Aliás, a espuma fica até o fim, mas só uma fina camada. No aroma, ao invés de ter um frutado que lembra banana, predominou o caramelo. O sabor acompanha o aroma, acrescentando um pouco de amargor (talvez do lúpulo) e algo cítrico que ajudaram na degustação. Carbonatação média e álcool nada aparente.

Conclusão: das três que provamos no dia, essa foi a melhor. É uma boa cerveja de trigo, ainda mais para quem quer fugir do sabor predominante de banana que algumas apresentam. Vale o investimento

INFORMAÇÕES
Wensky Red Weizen
Estilo: German Weizen
Álcool: 6,0%
Cervejaria: Wensky Beer
País: Brasil
Comprada em: Botequim do Itahy - Castelo
Preço: Uns R$ 25,00


PS: o destino é algo surpreendente. Como é bom conhecer novas pessoas. Quem sabe, um dia, surja uma outra oportunidade para uma nova degustação com esta pessoa, recheada de risadas e boas histórias.

Sobre a cervejaria: na expressão criada pelo compositor João Lopes, é "Bicho do Paraná" assim como este simplório apreciador. Foi fundada em 2008 na cidade de Araucária/PR por Luciano Wengrzinski - descendente de poloneses. Desde criança acompanhou os pais no fabrico das cervejas, pois era uma tradição familiar que vinha dos avós vindos da Polônia. Aliás, no passado a região de Curitiba recebeu muitos imigrantes daquele país. Seguindo padrões alemães de pureza e fabricação a cervejaria produz cervejas especiais de extrema qualidade dentre as quais a Vienna Lager (cerveja revelação do ano de 2012), a Drewna Piwa (Drewna - madeira, Piwa - Cerveja), premiada em 2012 com medalha de Ouro no Brasil e Medalha de Prata na América do Sul pela South Beer Cup. No portfólio ainda figuram a Baltic Porter, a Saci, a Curupira, a Lobisomem, a Pilsen, a Munich Dunkel, a Chopin e outras.

0 comentários: