domingo, 24 de agosto de 2014

Colomba Blanche


Witbier é um tipo de cerveja que não agrada meu paladar. Sempre tenho a sensação que estou bebendo algo 'velho' ou então 'fora da validade'. Certo dia, fui ao shopping para assistir a um filme e, para matar o tempo, resolvi parar no Mr. Beer e provar uma cerveja totalmente diferente do que estou habituado. Expliquei essa situação e o atendente me indicou a Colomba Blanche, uma witbier francesa e que leva especiarias locais (maquis). 

Para falar da cervejaria, recorri aos sites Alulu Beer Club e O Contador de Cervejas:

Impulsionado pelo desejo de voltar para casa, Armelle e Dominique, que é natural de Pietraserena, uma pequena aldeia de 76 habitantes, localizada no cantão de Bustanico, começaram a pensar em desenvolver um projeto promissor na Corsega.  Durante o verão de 1992, enquanto participavam de um concerto de “I Muvrini” (um grupo corso famoso) na Corte, sentiram a necessidade de beber uma cerveja da região. Mas como podiam fazer isso se ela ainda não tinha sido inventada?  Neste momento surgiu a ideia de não só para fazer cerveja na Córsega, mas também fazer uma cerveja corsa! A idéia era absurda, ainda é, mas foi em frente.

Localizada no coração do Mediterrâneo, a Córsega integrou todas as influências sem perder a sua autenticidade e caráter. Pietra, o produto do fundador da cervejaria, nasceu de um compromisso duplo para corsa património e cultura, bem como para a história da cerveja.

A cervejaria, fundada em 1996 na cidade de Furiani, é a única cervejaria da ilha da Córsega. Seu nome deriva do local de nascimento de seus fundadores. Com influência da escola francesa, a Brasserie Pietra tenta introduzir um pouco da cultura cervejeira na ilha.

Com um belo rótulo (bem bonito, diga-se de passagem), essa cerveja apresenta uma cor amarelo fosco (o copo plástico atrapalha nessas horas), turva, com espuma de média formação e duração. No aroma, meso apresentando uma pegada leve que lembre cravo e algo que não consegui identificar (talvez seja a tal especiaria local), é uma grata surpresa não sentir aquela sensação de bebida velha. Também dá pra notar que é uma bebida cítrica, só que em segundo plano. Sabor acompanha o aroma, com a cerva apresentando um amargor bem baixo, tem uma certa sensação igual pimenta (mas muito baixo) e um certo dulçor que agrada a cada gole. Carbonatação média e álcool não é nada assertivo.


Conclusão: olha, cerveja bem refrescante. Em dias quentes, pode ser uma boa indicação. Vale a experiência.

INFORMAÇÕES
Colomba Blanche
Estilo: Witbier
Álcool: 5,0%
Cervejaria: Brasserie Pietra
País: França
Comprada em: Mr Beer - Shopping Tijuca
Preço: Uns R$ 20,00


0 comentários: