sábado, 9 de agosto de 2014

Anima Mundi 2014 - Dia 8 (Curtas 14, Curtas 9, Curtas 10, Curtas 6)

O festival já acabou, mas que fique registrado aqui a última maratona que fiz na edição deste ano.

Curtas 14

A organização caprichou nesta sessão. A começar por “I love Hooligans”, da Bélgica, um documentário sobre um hooligan homossexual. Outro muito bacana também é o divertidíssimo "Harald", sobre um campeão de luta-livre que sofre com a pressão de sua mãe. Destacaria todos desta sessão, pois não há nenhum 'mais ou menos'. Mas, se fosse para escolher mais dois, citaria “Yearbook” (sobre a história de alguém que tem que escrever sobre quem realmente foi importante antes do fim do mundo) e "Load" (que nos faz refletir sobre a importância de momentos marcantes em nossas vidas). 

Harald e I love Hooligans

Load e Yearbook

Curtas 9

Essa sessão me deu tanto sono que realmente foi uma das piores que vi neste nao. Não pelo fato das animações não terem seu valor, mas sim por terem histórias cansativas. Fora isso, dentro da Sala 2 da Fundição Progresso fazia tanto frio que era impossível se concentrar em outra coisa. Pelo menos, o final da sessão compensou a espera com os engraçadíssimos "Trampoline" (perspectiva de alguém embaixo de uma cama elástica ao ver várias pessoas e animais pulando em cima) e "Chili con Carne" (o mais engraçado que vi neste Anima Mundi, quando um cliente é 'impedido' de pedir pizza em uma pizzaria e é 'obrigado' a comer o prato do dia: um chili com carne extremamente picante).

Chili con Carne e Trampoline

Curtas 10

Outra sessão que cansa. Entretanto, quem teve a oportunidade de assistir, foi presenteado a excelente animação "Guida", da brasileira Rosana Urbes, toda em lápis e pinturas de aquarela, que conta sobre como uma mulher de meia idade consegue superar seus problemas cotidianos). Além deste, também tem e o divertido "Sun of a beach" e o non-sense "Beasts in the Real World"

Guida

 Beasts in the Real World e Sun of a beach

Curtas 6

Para fechar o festival, nada melhor do que assistir a uma boa sessão. Muito bem montada pela organização e não há uma animação que comprometa, que canse o espectador. Todas são dignas de aplausos. Não há como indicar uma ou outra. Entretanto, se tivesse que escolher quatro, ficaria com "Greenfields" (história de pai e filho que vivem numa cidade dominada pelo totalitarismo), "Timber" (animação feita por estudantes e que tem humor negro muito original), "Fol'Amor" (que mostra a força que um homem tira 'do fundo do seu eu' para realizar os desejos de uma mulher - e, claro, obter sua 'recompensa') e o divertido "Uit Huis" (quando um pai decide colocar o filho para fora de casa, a contragosto da mãe)

Fol'Amor e Greenfields

Timber e Uit Huis

Próxima postagem: prós e contras do festival e os vencedores do Anima Mundi 2014.
Até mais!

0 comentários: