domingo, 3 de agosto de 2014

Anima Mundi 2014 - Dia 7 (O Menino e o Mundo, Curtas 3)

Depois de cumprir com as obrigações na pós-graduação e perder três dias inteiros de festival, hora de retomar as atividades e assistir a mais duas sessões do Anima Mundi: o longa brasileiro "O Menino e o Mundo" e Curtas 3.

O Menino e o Mundo

O filme de Alê Abreu (aliás, um brother muito simpático e atende os fãs com o maior carinho) era pura expectativa, já que ganhou o prêmio do juri e do público no Festival de Annecy, um dos mais importantes eventos de animação. Só isso já credenciava o filme como uma das sessões mais aguardadas deste ano. 

O Menino e o Mundo: vai virar capa do meu Face :P

Com a Sala 1 da Fundição Progresso lotada, o que vi foi uma verdadeira obra de arte nacional, um espetáculo que valeu cada centavo e cada segunda da minha vida. Esta animação está em pé de igualdade com qualquer outra animação internacional. Trata-se da viagem de um menino que busca em rever seu pai, que deixou o campo para tentar a vida na cidade grande. Sendo assim, este menino presencia cenas jamais imaginadas, com seres totalmente estranhos. 

OBS: durante o filme, a criança fica perdida na cidade. Neste momento, uma criança na plateia próxima de onde estava falava para a mãe "Ele tá perdido! Ele tá perdido! Mãe, quero voltar pra casa. Quero ver meu pai".
Tenso, viu. 

Como o filme não tem diálogos, a trilha sonora é que impera. Não tem como esquecer o som da flauta que o pai toca para o menino ou então da guerra travada na cidade grande. Aliás, vale destacar que um ponto forte deste filme é o conteúdo político, ilustrando estes problemas através dos olhos de uma criança. 

Somando todos os momentos felizes e tristes deste filme, não tenho como negar que alguns ninjas inivsíveis cortadores de cebola passaram pela Fundição. Malditos ninjas!!


No fim da sessão, Alê Abreu conversou um pouco com o público presente e três coisas que ele disse ajudam muito a compreender o filme
  • O conteúdo político neste filme foi inspirado em outro longa que ele não teve oportunidade de produzir
  • A trilha sonora é baseada em músicas latinas. Aliás, o conteúdo político não é voltado somente para o Brasil, mas para todos os países latinos que viveram situação semelhante a nossa
  • O fim do filme era muito mais melancólico e terminada em um 'tom pra baixo'. Isso porque, no final, a comunidade de campo que o menino nasceu seria engolida pelo lixão da cidade grande. Esta prévia foi exibida para um público teste e, de acordo com Alê Abreu, todos saíram tristes. Sendo assim, o fim do filme foi refeito para terminar em um 'tom pra cima'. 
  • O básico da animação foi criada no Photoshop

Alguns sites apontam O Menino e o Mundo como um dos candidatos a concorrerem ao Oscar 2015. Vamos ficar na torcida!


Curtas 3

Mais uma boa sessão, bem equilibrada, com bons curtas e que não cansam o público. Somente um curta exibido que realmente não é nada bom, mas que tem seu valor artístico. Destacaria "Fuga" (uma animação que parece misturar 3D com 2D, onde os personagens 'enxergam' o mundo a sua maneira dentro do Conservatório Santa Cecília), "Golden Boy" (quando pais se aproveitam de um filho de uma maneira nada 'convencional'), "Un Conte" (um cavaleiro que tenta resgatar sua 'donzela' - OBS: o fim deste curta é sensacional), "Viis varpaista" (retratando a dificuldade que um pai tem de cuidar de seus filhos) e "Spotted" (uma animação bem divertida, contando sobre uma vaca que quer se mudar para outro país para sobreviver)

Un Conte

Fuga e Spotted

Golden Boy e Viis varpaista

Mais tarde, um pouco sobre a maratona realizada no Dia 8. Até mais!

0 comentários: