sábado, 23 de agosto de 2014

Wäls Session Citra IPA


Certas cervejas, sinceramente, não casam com o meu paladar. Tem dias que você está querendo beber algo com mais sabor, outros querendo uma porrada ou uma explosão de lúpulos. Agora, tem dias que você tá disposto a tomar uma cervejinha de leve, só para o dia 'não passar em branco'. Talvez esse seja o caso da Wäls Session Citra IPA, a cerveja que iremos falar hoje.

Cervejaria Wäls
A Cervejaria Wäls é uma microcervejaria com sede em Belo Horizonte, Minas Gerais. Foi fundada no início de 2000 pelos irmãos José Felipe e Tiago Carneiro. Durante oito anos, o foco da cervejaria era produzir o tipo mais convencional de cerveja, a chamada cerveja Pilsen. Além da rede de restaurantes, a cervejaria realizava eventos universitários e chope com sistema de delivery. A linha de cervejas especiais da Wäls foi lançada no ano de 2008, após longo período de estudos e investimentos. Como resultado, a Wals colecionou nos últimos anos uma série de prêmios que é para deixar qualquer um de queixo caído, como o título de melhor cervejaria da América do Sul (2012), medalha de ouro na Copa do Mundo da Cerveja, o maior concurso internacional de cervejas (Denver-2014), com Wäls Dubbel e a medalha de prata com a Wäls Quadruppel. Em 2015, o mercado foi surpreendido com uma notícia que muitos ficaram incrédulos, pois a Bohemia (Primeira cervejaria do Brasil, fundada em 1853) uniu-se com a Wäls, com o objetivo de impulsionar o mercado de cervejas especiais.

Essa cerva utiliza um único lúpulo, o Citra. De acordo com o blog O Cru e o Maltado, esse lúpulo é "visivelmente mais em dry-hopping do que na fervura", ou seja, é utilizado mais para dar aroma do que para dar sabor. Outros pontos que surpreendem estão justamente no que fazem uma IPA ser uma "IPA de verdade: teor alcoólico (são apenas 3,9%) e 30 IBU's (para se ter ideia, a Diabólica tem cerca de 67 IBU)

Sobre o rótulo desta cerva... bem...
Sou muito crítico em relação a utilização de muitos tipos de fontes no mesmo rótulo. A Wäls Session Citra IPA utiliza quatro tipos diferentes, além de ter um desenho que mais parece um coelho 4:20. Isso me deixa bem agoniado. Não me dá vontade de beber essa cerveja, sério mesmo...


Bem, falando (finalmente) sobre a cerveja em si: tem cara de pilsen (coloração dourada, translúcida, com espuma de curta formação e duração), mas tem um aroma cítrico bem peculiar, lembrando limão e maracujá. O sabor acompanha o aroma, mas tenho que destacar que essa é uma cerveja muito leve, que desce redondo mesmo e é refrescante, bem dentro da proposta da cervejaria. Em dias bem quentes, fatalmente é uma boa pedida.

Conclusão: bacana a proposta. Pouco álcool, muito sabor e refrescante. Só que é uma cerveja 'aguada' (ou sem corpo, para os mais críticos), o que é realmente estranho. Agora, pra esse tipo de cerveja 'decolar' aqui no Brasil, o preço deveria ser mais em conta, até porque uma das propostas é beber em quantidade. Ou seja, peça somente em dias quentes.

INFORMAÇÕES
Wäls Session Citra IPA
Estilo: India Pale Ale
Álcool: 3,9%
Cervejaria: Cervejaria Wäls
País: Brasil
Comprada em: N/A


0 comentários: