Muito bacana quando você prova uma cerveja com história.
Essa veio diretamente de Belzonte. Não de moto. Muito menos de Harley Davidson.
Hoje é dia de falar da Backer Capitão Senra, a cerveja de hoje.
Cervejaria Backer
Tudo começou com o sucesso do chopp Backer, lançado na inauguração da churrascaria Porcão de Belo Horizonte. A grande aceitação que a receita do chopp artesanal teve, levou à produção da cerveja Backer, a primeira cerveja artesanal do estado de Minas, originária da Serra do Curral. Aposta dos irmãos Halim e Munir Khalil, a companhia chegaria ao mercado mineiro em Outubro de 2005.
A cerveja em si
Ao colocar no copo, a cerveja apresentou as seguintes características: coloração âmbar (com tons de marrom e vermelhado), translúcida, com espuma de média formação e curta duração. O malte predomina no aroma, deixando no ar algo que lembra caramelo, mas nada muito agressivo. É bem suave. No sabor as coisas mudam um pouco. A cada gole, a primeira impressão é o doce do malte, mas o retrogosto é amargo. O lúpulo convida o degustador para secar a ampola com facilidade. Álcool na medida. Carbonatação média. Corpo médio.
CONCLUSÃO DO GRANDE CHICO
Essa cerveja é para iniciantes? Se você já deu umas bicadas em cervejas artesanais e quer provar uma cerveja mais maltada, peça a Capitão Senra.
Tem um bom custo-benefício? Mais ou menos
É fácil de beber? Sim
É fácil de encontrar? Sim, bares especializados.
Observações: uma boa cerveja que, infelizmente, chega um pouco inflacionada aqui no Rio de Janeiro. Por isso que o custo-benefício está como 'Mais ou menos'. É uma boa cerveja, seja para 'começar os trabalhos' ou para beber despretensiosamente. Vale o investimento
INFORMAÇÕES
Backer Capitão Senra
Estilo: Amber Lager
Álcool: 5,3%
Cervejaria: Cervejaria Backer
País: Brasil
Comprada em: Beer Underground
Preço: Uns R$ 27,00
Curiosidades: Por que Capitão Senra? Aliás, quem é Capitão Senra?
No dia 13 de outubro de 2012, a cervejaria Backer celebra o aniversário de 81 anos do maior harleyro do Brasil, o Capitão Senra. Para homenageá-lo, a cervejaria desenvolveu a cerveja Capitão Senra.
Segundo a sócia proprietária da Cervejaria Backer, Paula Lebbos, a ideia da nova cerveja surgiu inesperadamente, quando conheceu o Capitão em Araxá: “Achei incríveis as histórias que o Capitão Senra me contou. E, a partir daí, comecei a sonhar, imaginando como repassá-las aos meus clientes. Foi assim que surgiu a ideia de criar a cerveja Capitão Senra.”, explica. Surpreso, o Capitão diz estar ansioso com o lançamento da cerveja que levará seu nome. “Eu nunca imaginei beber uma cerveja com meu nome, em minha homenagem. Eu e meus amigos estamos ansiosos para saboreá-la”, conta.
Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, quando iniciou a vida profissional no 1º Batalhão de Polícia do Exército, o Capitão escoltou, sempre pilotando uma Harley Davidson, diversas pessoas de renome, como a Rainha da Inglaterra e o Presidente Juscelino Kubitscheck, do qual se tornou grande amigo. Hoje, já aposentado, o Capitão Senra coleciona motocicletas da marca em um galpão na região da Pampulha, em Belo Horizonte.
A marca foi pensada com base nos escudos de asas, estampados nos tanques das motocicletas, e reforça o conceito da liberdade sobre rodas. O rótulo traz a ilustração de um personagem sentado em uma moto, inspirado no próprio Capitão Senra. A garrafa também traz um diferencial, já que a ilustração vem impressa sobre um fundo transparente.