sábado, 23 de abril de 2016

Comida di Buteco 2016: Um tour gastronômico (Antigamente, Bode Cheiroso)


Repetindo a saga realizada no ano passado, tivemos a ideia de fazer um tour por alguns botecos participantes aqui no Rio de Janeiro. Após uma longa discussão, chegou-se a um denominador comum, onde avaliamos não só o prato que seria servido, mas também a logística no deslocamento.

Na primeira visita, visitamos o Pavão Azul, Os Imortais e Boteco Carioquinha.
Nesta segunda visita, foi a vez de provarmos o petisco do Antigamente e do Bode Cheiroso

1) Antigamente - Veja como chegar

Petisco: Cestinha quer provar
Descrição: Cestinha de massa fillo com recheio de porco desfiado ao molho barbecue e melaço de cebola.

Localizado no corredor cultural da Praça XV, a história do Rio de Janeiro e até do Brasil Imperial cerca o Antigamente. Para chegar ao local, o visitante tem a oportunidade de contemplar o Paço Imperial, Palácio Tiradentes, a Capela Imperial (atual Igreja de Nossa Senhora do Carmo da Antiga Sé), a estátua de Dom João VI, o chafariz do Mestre Valentim e muitas outras edificações. Decorado com imagens do Rio de outrora, o lugar é point tanto para quem vai almoçar, quanto para quem sai do trabalho em busca de happy hour no Centro.
Algo em comum na avaliação deste petisco foi a lambança que ele faz, pois comê-lo sem se sujar deve ser uma tarefa que poucos conseguem. Fora isso, a massa estava bem saborosa (se tivesse uma cesta só com a massa, compraria fácil) e o molho barbecue fez total diferença no porco desfiado.

CONCLUSÕES DO GRANDE CHICO
Serve quantas pessoas? Duas.
Bem servido? Mais ou menos
Preço: $23,00
Custo-benefício: Baixo
Resultado: Pense duas vezes :|
Comentários: chato saber que a casa já trabalha com todos os ingredientes, com exceção da massa fillo (ou trabalha no cardápio diário?), e decidiram cobrar um valor tão alto no petisco. Apesar do ser muito bom, confesso que só provei por causa do Comida di Buteco. Como cada cestinha custa R$ 11,50, prefiro comer os excelentes pasteis do Antigamente, que conquistaram meu paladar há 2 anos e que custam 8 reais cada.


2) Bode Cheiroso - Veja como chegar

Petisco: E o porquinho bodeou
Descrição: Gurjões de pernil acompanhados de vinagrete de dedo de moça.

A menos de 5 minutos a pé do Maracanã, o Bode Cheiroso foi fundado quase junto com o estádio. Com mais de 50 anos de história, o nome oficial do local é Bar Macaense, mas o apelido Bode Cheiroso veio com o tempo e foi muito bem apropriado pelos donos do bar. Com aparência e cardápio típicos de um legítimo boteco carioca, o Bode Cheiroso é tocado, atualmente, com maestria pelos netos do fundador, Emanuella e Leandro.
Apresentação impecável, viu. Nem esperei o gurjão esfriar para começar a comer. O pernil tava muito bem temperado, com um molho que dispensava o tradicional limão e o vinagrete é sensacional. Dá vontade de levar um pote pra casa. Só que esse petisco 'sofre o mesmo mal' do Antigamente: a casa já trabalha com os ingredientes, mas cobra um valor acima do esperado.

CONCLUSÕES DO GRANDE CHICO
Serve quantas pessoas? Um
Bem servido? Mais ou menos
Preço: $22,00 (acho)
Custo-benefício: Baixo
Resultado: Vale a pena a visita =)
Comentário: o conjunto estava muito bom. A massa soltava do pernil com muita facilidade. O vinagrete faz TOTAL diferença nesse prato.

-----

Sobre o Comida di Buteco

Desde 2012, venho visitando alguns poucos bares participantes do Comida di Buteco, considerado um dos maiores eventos gastronômicos do Brasil. Criado no ano de 2000 em Belo Horizonte (quando digo que lá é um excelente lugar para se comer, não duvidem!), a edição deste ano conta com mais de 500 bares, espalhados em 15 cidades.

Realizado anualmente entre os meses de abril e maio, a dinâmica do concurso é a seguinte: cada um dos bares participantes tem que criar um petisco com os ingredientes escolhidos em cada edição. O público e os jurados visitam, votam em quatro quesitos (higiene, atendimento, temperatura da bebida e o tira-gosto, sendo que este último carrega 70% da nota final) e depositam a cédula de votação na urna (cada bar tem sua própria urna). Aliás, é proibido que os funcionários do local colocarem as cédulas dentro da urna.

0 comentários: