sábado, 16 de abril de 2016

Comida di Buteco 2016: Um tour gastronômico (Pavão Azul, Os Imortais, Boteco Carioquinha)


Repetindo a saga realizada no ano passado, tivemos a ideia de fazer um tour por alguns botecos participantes aqui no Rio de Janeiro. Após uma longa discussão, chegou-se a um denominador comum, onde avaliamos não só o prato que seria servido, mas também a logística no deslocamento.

Nesta primeira visita, fomos aos seguintes bares: Pavão Azul, Os Imortais e Boteco Carioquinha.

1) Pavão Azul - Veja como chegar

Petisco: Camarão do Pavão
Descrição: Creme de abóbora com camarão servido com minipão italiano.

Não tem como: Pavão Azul sempre vai estar cheio. Perto da estação do metrô Siqueira Campos, é um point bem localizado em Copacabana e que passou por uma pequena reforma nesse último ano. Ou seja, não espere mesa para ficar sentado. Coma seu petisco e tome sua geladinha em pé, no banquinho.
O petisco dividiu opiniões. Repetiram a receia da simplicidade do ano passado, mas não tinha a mesma qualidade. O creme de abóbora merecia um pouquinho mais de sal ou que levasse um de caldo de camarão pra ficar melhor.

CONCLUSÕES DO GRANDE CHICO
Serve quantas pessoas? Uma
Bem servido? Mais ou menos
Preço: $15,00
Custo-benefício: Médio
Resultado: Vale a pena a visita =)
Comentários: o creme de abóbora poderia ter um pouquinho mais de sabor, mais temperado. Poucos camarões. Dispense a colher e coma com a mão.


2) Os Imortais - Veja como chegar

Petisco: Flor de Lotus
Descrição: Suculento filé de porco grelhado, servido com deliciosa geleia de maçã e chá verde, crocantes chips de mandioca junto com um especial purê de cebola roxa no vinho branco.

Localizado no Polo Gastronômico do Lido, Os Imortais é um bar relativamente novo (2013), mas que já caiu no gosto da galera. Pertinho da estação Cardeal Arcoverde do metrô, a casa tem cara de botequim, tanto pelo ambiente, quanto pelo tumulto que fica na porta. Mas, com um cardápio repleto de bons petiscos e cervejas para todos os gostos (populares e artesanais), não tem como o bar ficar vazio.
Acho que, de todos os petiscos que já comi no Comida di Buteco, esse é um dos melhores. O filé de porco tava no ponto e a mandioca bem crocante (nenhuma estava borrachuda ou molenga). O creme de cebola, que era o nosso maior receio, estava muito bem batido e, para quem gosta de misturar 'doce com salgado', a geleia de maçã harmonizou. 

CONCLUSÕES DO GRANDE CHICO
Serve quantas pessoas? Duas
Bem servido? Sim
Preço: $24,90
Custo-benefício: Bom
Resultado: Parada obrigatória! =D
Comentário: o conjunto estava tão bom que não sentimos falta de limão.


3) Boteco Carioquinha - Veja como chegar

Petisco: Molotov de Boteco
Descrição: Costela suína, peito bovino, carne seca, desfiados e temperados servidos numa louça de garrafa derretida acompanhada de bacon, calabresa, azeitonas verdes, queijo coalho e ovo rosa.

Com uma infinidade de bares na Lapa, o Boteco Carioquinha é um oásis no quesito cerveja. Sempre quando tem show no Odisseia, Fundição Progresso ou Circo Voador, o Carioquinha acaba sendo meu ponto de parada pra tomar uma boa gelada. Inaugurado em 1966, pelo Sr. Antonio Cresmpo, o local era mais um boteco da região. Somente em 2010, quando seu filho Sérgio passou a comandar a casa, é que as cervejas especiais/artesanais passaram a ser o destaque principal.
No ano anterior, o Carioquinha arrebentou nos dois petiscos que ofereceu. Se aquele peito bovino (maçã de peito), com queijo e Doritos voltasse pro cardápio, visitaria o bar toda semana. Nesse ano, eles vieram com uma boa mistura de cinco tipos de carne. O conjunto em si fica muito bom e o ovo rosa é um charme a parte. Típico de boteco. Só que a calabresa e a azeitona 'roubam' o gosto dos outros itens. Ah, e a torradinha dá uma boa quebrada entre uma garfada e outra.

CONCLUSÕES DO GRANDE CHICO
Serve quantas pessoas? Duas
Bem servido? Mais ou menos
Preço: $25,90
Custo-benefício: Baixo
Resultado: Vale a pena a visita =)
Comentários: o conjunto é bom, mas seria melhor se cada carne viesse separada na travessa. Já visitei a cozinha do Carioquinha uma vez e sei que é pequena. Misturar tudo em uma única panela é, de fato, a melhor decisão. 

-----

Sobre o Comida di Buteco

Desde 2012, venho visitando alguns poucos bares participantes do Comida di Buteco, considerado um dos maiores eventos gastronômicos do Brasil. Criado no ano de 2000 em Belo Horizonte (quando digo que lá é um excelente lugar para se comer, não duvidem!), a edição deste ano conta com mais de 500 bares, espalhados em 15 cidades.

Realizado anualmente entre os meses de abril e maio, a dinâmica do concurso é a seguinte: cada um dos bares participantes tem que criar um petisco com os ingredientes escolhidos em cada edição. O público e os jurados visitam, votam em quatro quesitos (higiene, atendimento, temperatura da bebida e o tira-gosto, sendo que este último carrega 70% da nota final) e depositam a cédula de votação na urna (cada bar tem sua própria urna). Aliás, é proibido que os funcionários do local colocarem as cédulas dentro da urna.

0 comentários: