No rótulo de cada cerveja, a araucária, árvore típica de Visconde de Mauá
Em junho deste ano, visitei o município de Itatiaia, Região Serrana do Rio de Janeiro, e tive a oportunidade de conhecer os distritos de Penedo, Visconde de Mauá, Maringá e Maromba.
Em Visconde de Mauá, uma grande propaganda me chamou atenção: tratava-se de uma cerveja de pinhão, produzida na própria cidade. Lembrei dos amigos que sempre visitam cervejarias em suas viagens e pensei: tá pra mim! Vou na fábrica da Serra Gelada e fazer uma postagem bacana no blog!
Antes de contar como foi a peregrinação para chegar à cervejaria, a Serra Gelada possui duas lojas próprias em Maringá. Seguindo pela estrada RJ-151, vindo de Visconde de Mauá, escolha o percurso Maringá/RJ. A primeira loja fica bem no início do Centro da cidade. Por lá, você deve encontrar, no mínimo, um chope plugado (quando fomos, tinham dois: Dourada e Defumada) e as cervejas da casa, incluindo a famosa sazonal de pinhão.
Neste ponto da RJ-151 que você fará sua escolha
À esquerda, você conhecerá Maringá e Maromba. À direita, o lado mineiro de Maringá e a Cervejaria Serra Gelada
Imagem: Google Maps
A outra loja (bem maior que a primeira) fica em Alto Maringá, um pouco antes do Hotel Warabi e do Maresia de Mauá, ex-Dona Mathilde. Entretanto, por lá, eles só comercializam as garrafas.
Se você viajar para a região e um dos seus objetivos for apenas provar a cerveja local, comprar/degustar os três rótulos já é mais do que suficiente. Caso esteja passando por Maringá ou Maromba e quiser fazer aquela pausa pra tomar um chopinho, melhor ainda. Agora, se você quiser ir além, ou seja, conhecer a cervejaria, prepare as canelas.
Para chegar à cervejaria, seguindo pela estrada RJ-151, vindo de Visconde de Mauá, escolha o percurso Maringá/MG. No final da estrada, você vai passar por uma ponte de madeira, que representa a divisa entre os estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais.
"Mas, Chico... quer dizer que a Serra Gelada não é produzida em Visconde de Mauá?"
Sim e Não.
Não porque ela é produzida no município de Bocaina de Minas
Sim porque parte da vila turística de Visconde de Mauá, em sua maior parte no estado do Rio de Janeiro, ultrapassa a divisa e localiza-se no território de Bocaina de Minas.
Seguindo o percurso, vá em direção à Casa das Velas, pela Alameda Gastronômica. Quando você chegar no Buhler Hotel, o asfalto dá lugar ao cascalho com terra em mão única (que, na verdade, é mão dupla) e será assim até a cervejaria. Ao chegar na Casa das Velas, siga a estrada à direita. Há uma placa escrito "Rua Sem Saída". Ignore a informação e siga até o fim. Vire à esquerda. No fim, haverá uma subida ingrime. Se você for a pé, tomara que você esteja bem condicionado fisicamente. Agora, caso você for com um carro de passeio popular 1.0, assim como eu, boa sorte. Você precisará subir de uma vez. Se parar, vai 'dar ruim'...
Não preciso nem dizer que 'deu ruim' pra mim, certo?
No fim da subida, deixei a rotação do carro cair e ele parou em cima de uma pedra por longos 10 minutos.
Foi então que Miguel, funcionário da cervejaria, apareceu para nos ajudar a sair daquela situação.
No total, foram longos 20 minutos até que o bravo vermelhinho saísse do lugar. Graças ao Anjo Miguel :P
O galpão da cervejaria é bem simples, tudo bem artesanal. Não há um guia de visitação, mas Miguel nos explicou como funciona cada equipamento, desde a fervura até o envase.
A Cervejaria Serra Gelada fica aberta para visitação de terça a sábado, das 7 até às 16 horas. Quando tem feriadão, eles costumam esticar até às 17 horas
Não é necessário agendar visitação: é só passar lá e dá um oi.
Se estiver chovendo, pense duas vezes, pois a estrada não é muito boa.
Se estiver chovendo, pense duas vezes, pois a estrada não é muito boa.
INFORMAÇÕES
Cervejaria Serra Gelada
Endereço: Alameda Gastronômica, s/n (10min de carro a partir da Casa das Velas) - Vila de Maringá - Bocaina de Minas/MG
Fone: (24) 3387-1210 / 3387-1476 / 99811-7048
Site: http://cervejariaserragelada.blogspot.com.br (não atualizado desde 2014)
O mapa não indica a posição exata da cervejaria, mas este é o caminho a ser seguido.
Não tem erro deste ponto em diante. Você vai conseguir chegar lá
1 comentários:
Olá...que informação boa que você nos deu,conheço bem o caminho,e confesso que a pé é muito melhor rsrs,mas só fui até a casa das velas,gosto de caminhar por lá.Visitamos a outra cervejaria que você mencionou,ex D Matilde.Em Agosto retorno...com certeza vou procurar por essa cervejaria.
Gratidão
Postar um comentário