sexta-feira, 25 de dezembro de 2015

Ballast Point Habanero Sculpin


Virou tradição: degustação de novas cervejas no fim da noite de Natal.
Neste ano, como eram poucas pessoas, foram abertas apenas três garrafas: Blue Moon Belgian White, Ashby Wheat Orange e Ballast Point Sculpin Habanero, a cerveja de hoje.

Como o nome da cerveja já diz, leva pimenta habanero em sua receita.
Será que essa combinação ficou boa?

Sobre a Ballast Point
A Ballast Point surgiu do sonho de um estudante, Jack White, que já nos tempos da faculdade produzia suas próprias cervejas no quintal de casa. Logo após se formar, dadas as dificuldades da época para comprar insumos em San Diego na California, Jack uniu-se à Yuseff Cherney, também homebrewer, e montou uma pequena loja. Da loja surgiu então em 1996 a cervejaria. De lá para cá a Ballast Point cresceu tornando-se a 3˚ maior cervejaria artesanal da cidade e a 46˚ maior do país. Além de cervejas a Ballast produz também artesanalmente gin, rum e vodka.

O rótulo é quase o mesmo da Ballast Point Sculpin IPA, com o sculpin (ou peixe escorpião), característico no hemisfério norte. A única diferença está no que seria o 'cascalho' no fundo.

Pimenta habanero
Agora sim, a cor do cascalho faz sentido

Ao colocar no copo, a cerveja apresentou as seguintes características: dourada, levemente translúcida, com espuma de média formação e duração. No aroma, parece com a Sculpin, trazendo notas cítricas (lembrando limão, laranja e maracujá) e um dulçor que parece mel. A pimenta está bem discreta. No sabor é que a parada muda totalmente de figura, pois a pimenta torna-se o centro das atenções. Todas as partes da minha boca e garganta queimaram no primeiro gole. Até os lábios queimaram. Parecia que estava mordendo uma pimenta habanero ou bebendo um licor de pimenta. Como a cerveja é lupulada, a intensidade da ardência aumentava a cada gole. A pimenta predomina tanto nesta cerva que até quem não é 'degustador oficial' percebe que há um certo desequilíbrio. E olha que foram dois nordestinos amantes de comidas apimentadas (minha digníssima mãe e eu). E não adiantou comer chester, pernil ou tender, pois a ardência era total. Retrogosto de pimenta, com algo cítrico bem discreto. Carbonatação média. Álcool na medida. Corpo médio.

CONCLUSÃO DO GRANDE CHICO
Essa cerveja é para iniciantes? Não, não mesmo, nem pensar. Agora, se você se acha brabo, pimenteiro, pica das galáxias ou qualquer outro adjetivo que enalteça sua bravura, boa sorte. 
Tem um bom custo-benefício? Não.
É fácil de beber? Não, não mesmo.
É fácil de encontrar? Um pouco difícil, em bares especializados.
Observações: não se trata de uma cerveja com pimenta habanero. É um molho de pimenta habanero com cerveja. O cheio, realmente, te convida pra tomar o primeiro gole, mas esse será um erro fatal para você. Para quem gosta de cozinhar pratos usando cerveja, talvez seja uma boa. Quem sabe, um hambúrguer.

INFORMAÇÕES
Ballast Point Habanero Sculpin
Estilo: India Pale Ale (IPA)
Álcool: 7,0%
Cervejaria: Ballast Point
País: Estados Unidos
Comprada em: Lidador - Shopping Rio Sul
Preço: Uns R$ 35,00

0 comentários: