Mais uma rodada de degustação durante minha visita a Penedo em 2014. Desta vez, fizemos uma pausa no Don Castro de Havana e provamos dois rótulos: Penedon Red Ale e Tormenta Hoppy Day, a cerveja de hoje.
Sobre a Cervejaria Tormenta
A Cervejaria Tormenta é formada pelo casal de cervejeiros de Piraquara-PR, Tiago Beetz e Lívia Fernandes. A Tormenta nasceu na cozinha de casa e o hobby foi ficando sério de maneira natural. A cena cervejeira de Curitiba cresceu muito nos últimos anos e nós participamos desde o início dessa revolução.
Ao colocar no copo, a cerveja apresentou as seguintes características: cor dourada, translúcida, espuma de média formação e baixa duração. Confesso que dei uma leve brochada, pois os relatos eram de uma espuma de alta formação e duração. No aroma, somente lúpulos, trazendo notas de frutas cítricas. No sabor, as notas cítricas predominam (maracujá e abacaxi), deixando a cerva com um amargor característico do estilo. Em segundo plano, tinha algo que lembrasse mel, provavelmente do malte que utilizaram. Retrogosto bem seco e amargo, mas que convida pro próximo gole. Carbonatação média. Álcool presente. Corpo leve.
CONCLUSÃO DO GRANDE CHICO
Essa cerveja é para iniciantes? Talvez. Ela é amarga, mas não tão amarga quanto as outras. Pode ser uma das primeiras pra você experimentar deste estilo
Tem um bom custo-benefício? Mais ou menos
É fácil de beber? No calor, sim
É fácil de encontrar? Sim, em bares especializados
Observações: digamos que seria uma 'light' IPA. Tem todas as características do estilo, mas com tudo suavizado. Somente o amargor do lúpulo que é bem presente. A apresentação me decepcionou, mas tem seu valor. Não crie expectativas.
INFORMAÇÕES
Hoppy Day
Estilo: India Pale Ale
Álcool: 6,5%
Cervejaria: Tormenta
País: Brasil
Comprada em: Don Castro de Havana
0 comentários:
Postar um comentário