sábado, 20 de junho de 2015

Wäls X-Wäls



Algumas vezes, as minhas pesquisas resultam em algo inesperado. Esse é o caso da X-Wäls, a cerveja de hoje.

Cervejaria Wäls
A Cervejaria Wäls é uma microcervejaria com sede em Belo Horizonte, Minas Gerais. Foi fundada no início de 2000 pelos irmãos José Felipe e Tiago Carneiro. Durante oito anos, o foco da cervejaria era produzir o tipo mais convencional de cerveja, a chamada cerveja Pilsen. Além da rede de restaurantes, a cervejaria realizava eventos universitários e chope com sistema de delivery. A linha de cervejas especiais da Wäls foi lançada no ano de 2008, após longo período de estudos e investimentos. Como resultado, a Wals colecionou nos últimos anos uma série de prêmios que é para deixar qualquer um de queixo caído, como o título de melhor cervejaria da América do Sul (2012), medalha de ouro na Copa do Mundo da Cerveja, o maior concurso internacional de cervejas (Denver-2014), com Wäls Dubbel e a medalha de prata com a Wäls Quadruppel. Em 2015, o mercado foi surpreendido com uma notícia que muitos ficaram incrédulos, pois a Bohemia (Primeira cervejaria do Brasil, fundada em 1853) uniu-se com a Wäls, com o objetivo de impulsionar o mercado de cervejas especiais. 

Fazendo as minhas pesquisas sobre a X-Wäls (Cerveja? Gosto sim! e Beer Architecture), me deparei com uma informação bem interessante: no início, ela era considerada uma cerveja 'light' (com apenas 4% de teor alcoólico) e tinha um rótulo MUITO feio.


A versão que degustei já era com o rótulo novo. Mesmo sendo bem mais bonito, creio que o logotipo da cervejaria tenha poluído o visual. Se mantivessem apenas o nome X-Wäls dentro do brasão teria um maior impacto visual.
Outro ponto a ser destacado é o teor alcoólico: no rótulo está registrado 4%. Entretanto, segundo o site da Brejas e RateBeer, a cerveja possui 5%.

Cerveja dourada, translúcida, com espuma de média formação e curta duração. Aroma bem sutil, assim como o sabor, com o amargor em evidência e o malte em segundo plano. Carbonatação média. Corpo leve. Final ligeiramente amargo.

Conclusão: Uma boa cerveja para você apresentar ou presentear alguém que não larga Antartica/Brahma/Itaipava e que ainda não conhece cervejas especiais, sem causar grande impacto. Agora, se seu objetivo é degustação, saiba que ela fica abaixo da Wäls Stadt Jever, tanto em sabor, quanto em aroma. Sendo assim, escolha a X-Wäls somente numa ocasião temática de lagers, já que o custo-benefício dela não é favorável.

INFORMAÇÕES
X-Wäls
Estilo: Standard American Lager
Álcool: 5,0%
Cervejaria: Cervejaria Wäls
País: Brasil
Comprada em: Hopfen Cervejas Especiais
Preço: Uns R$ 20,00


0 comentários: